Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19605
Título: O uso de Big Data Analytics na análise epidemiológica da tuberculose na Paraíba, no período de 2001 a 2015
Autor(es): Souza, Kleyton Klaus Guedes de
Palavras-chave: Mineração de dados
Perfis epidemiológicos
Big Data Analytics
Data do documento: 27-Fev-2017
Resumo: Neste trabalho foram traçados perfis epidemiológicos da tuberculose com as técnicas de Big Data Analytics para uma análise descritiva e exploratória em um dataset formado com os dados públicos dos municípios da Paraíba, entre os anos de 2001 a 2015. Inicialmente, o dataset foi gerado com as informações dos indicadores da tuberculose, consolidados nas bases de dados que compõe o SAGE e dados socioeconômicos contidos no IBGE. O dataset passou por etapas de seleção, pré-processamento e avaliação, onde foram extraídas regras de associação com o processo de mineração de dados, fazendo uso do algoritmo apriori. As regras geradas deram origens a perfis epidemiológicos que foram analisados sobre a perspectiva dos indicadores epidemiológicos contidos na bibliografia referente à tuberculose, juntamente com análise de uma especialista em epidemiologia. Foram geradas 43 regras, das quais, as que apresentaram maior confiança foram analisadas para traçar os perfis epidemiológicos da tuberculose no estado. Os resultados obtidos inferem que a tuberculose na Paraíba está intimamente ligada com a baixa renda e falta de saneamento básico. Existe também a possibilidade de inferir uma incidência relativamente alta de casos de tuberculose, mesmo em municípios que possuem acesso à saúde básica e que apresentam IDH-M alto e/ou dentro da média do IDH do Brasil, o que evidencia uma aparente falta de conhecimento a respeito da doença e má distribuição de renda nesses municípios. As regras, portanto, estão de acordo com os relatos na bibliografia sobre a tuberculose.
Descrição: SOUZA, K. K. G. de. O uso de Big Data Analytics na análise epidemiológica da tuberculose na Paraíba, no período de 2001 a 2015. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19605
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleyton Klaus Guedes de Souza.pdfPDF - Kleyton Klaus Guedes de Souza13.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.