Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19608
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Érica Domingos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T14:46:27Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T14:46:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 540.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19608 | - |
dc.description | PEREIRA, É. D. Da educação à educação química: Uma imprescindível viagem. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) estabelece que a Educação “[...] tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A formação da cidadania é auxiliada pela educação, porém, esta não é o único meio para efetivá-la. O indivíduo pode conquistar a cidadania atuando em diferentes instituições que compõem a sociedade. Santos e Pacheco (2000, p. 47), afirmam que: “Considerando que a cidadania se refere à participação dos indivíduos na sociedade, torna-se evidente que, para o cidadão efetivar sua participação comunitária, é necessário que ele disponha de informações” que podem ser oferecidas diretamente pelo conjunto de conhecimentos sistematizado, com coerência interna e externa, em seu espaço-tempo- histórico. Nesse sentido, no intuito de colaborar com a construção de concepções de estudantes acerca do processo educativo, efetivou-se uma incursão na história da educação em busca das principais ideias que serviram de base para formulação de modelos que vigeram desde o século XVI até a contemporaneidade. O objetivo da exploração foi colocar no mesmo lócus alguns modelos educacionais para facilitar a busca de informações necessárias à formação inicial de professores de ciências naturais, em particular, de química, sobretudo, na área da Educação Química, considerada pelos seus teóricos como química cidadã. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Givanildo Gonçalves de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da Química | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Química | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Química | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.title | Da educação à educação química: Uma imprescindível viagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Érica Domingos Pereira.pdf | PDF - Érica Domingos Pereira | 12.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.