Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19611
Título: Lesões de tornozelo no futebol
Autor(es): Ferreira, Arthur Pequeno
Palavras-chave: Futebol
Lesões
Entorse
Tornozelo
Data do documento: 5-Jun-2018
Resumo: O esporte mais praticado no Brasil, e que apresenta alto grau de contato físico, é o futebol, que tem um grande risco de lesões, principalmente em membros inferiores, sendo a mais frequente a entorse de tornozelo. Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico de artigos científicos sobre as principais causas de entorse de tornozelo. Metodologia: Através das palavras-chaves: FUTEBOL LESÕES ENTORSE TORNOZELO foram pesquisados na base de dados Google Acadêmico, artigos relevantes ao tema. Analisados em três etapas, na primeira foram lidos somente os títulos e escolhidos 33 artigos, na segunda etapa também foram lidos os resumos, sendo excluídos 28 artigos, em sequência a terceira etapa consistiu na leitura na integra dos 5 artigos relevantes para o estudo. Resultados: Dois dos cincos artigos apresentavam a principal causa de entorse o contato físico entre os atletas, um estudo mostrou a irregularidade do terreno como fator principal da lesão, outro destacou que o pé cavo pode desencadear a entorse, por fim, o quinto artigo trouxe que a falta de treinamento proprioceptivo e força de resistência contribui para a incidência desse tipo de lesão. Conclusão: A principal causa da entorse de tornozelo em jogadores de futebol ocorre por contato físico, outro grande causador é a irregularidade do gramado, foi verificado que as alterações no pé estão associadas às lesões de entorse e que a pouca força de resistência e propriocepção está relacionado a quase todas as causas dessa lesão.
Descrição: FERREIRA, A. P. Lesões de tornozelo no futebol. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19611
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Pequeno Ferreira.pdfPDF - Arthur Pequeno Ferreira4.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.