Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19612
Título: A assistência ao parto: A perspectiva dos profissionais de saúde em uma maternidade pública de Campina Grande – PB
Autor(es): Figueiredo, Kleiton Ferreira de
Palavras-chave: Via de parto
Assistência ao parto
Humanização
Violência institucional
Data do documento: 9-Jul-2018
Resumo: Diante dos avanços tecnológicos na área da obstetrícia, o parto deixou de ser visto como um evento fisiológico, assemelhando-se a uma patologia que necessita de várias intervenções médicas. Deste modo, o médico e suas técnicas se tornaram protagonistas do parto, devendo a mulher se submeter ao recomendado pela equipe de saúde. Diante desse cenário, a humanização surge como possibilidade de transformação do modelo biomédico e hospitalocêntrico do parto. Diante dessas duas propostas de assistência ao parto, o presente estudo teve como objetivo compreender a perspectiva dos profissionais em relação a assistência ao parto. Participaram do estudo 12 profissionais de saúde que atuam em uma maternidade pública de Campina Grande - PB. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas a partir da análise de conteúdo temático categorial. Os resultados permitiram construir três categorias temáticas: Gestantes/Puérperas; Parto e Assistência ao parto no SUS. Foi possível verificar que os profissionais representam as gestantes como um grupo social vulnerável, de baixa renda, com pouca escolaridade e que não realizam adequadamente o pré- natal na atenção básica. Em relação aos tipos de parto, os profissionais revelam que as mulheres preferem a via de parto cesárea e apontam como principais motivos: o medo da dor, medo de agressão, fatores culturais, midiáticos e influência médica. No que diz respeito à assistência ao parto, foi possível verificar que houve melhorias significativas advindas da adesão da maternidade à Rede Cegonha, promovendo uma melhora do serviço tanto em aspectos estruturais da maternidade, quanto das condutas dos profissionais com posturas mais acolhedoras e práticas efetivas e embasadas tecnicamente. Mesmo assim, foi possível verificar a existência de condutas profissionais dissonantes com as boas práticas em obstetrícia. Diante desses dados, torna-se emergente haver mais esforços institucionais, que atuem nesses cotidianos profissionais, no sentido de fomentar o movimento de humanização e assegurar o direito da mulher a uma assistência digna e de qualidade.
Descrição: FIGUEIREDO, K. F. de. A assistência ao parto: A perspectiva dos profissionais de saúde em uma maternidade pública de Campina Grande – PB. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19612
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleiton Ferreira de Figueiredo.pdfPDF - Kleiton Ferreira de Figueiredo11.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.