Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19613
Título: Hábito alimentar do lagarto Kentropyx calcarata (SQUAMATA: TEIIDAE) em um remanescente de floresta atlântica no Nordeste do Brasil
Autor(es): Vieira, Rhian Vilar da Silva
Palavras-chave: Hábito alimentar
Microhabitat
Lagartos teídeos
Data do documento: 7-Mar-2018
Resumo: Estudos sobre o hábito alimentar em populações de lagartos da Mata Atlântica no Nordeste brasileiro contribuem para melhorar o conhecimento disponível sobre a ecologia das espécies encontradas neste bioma. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar o hábito alimentar de uma população de K. calcarata vivendo em um fragmento de floresta no Estado da Paraíba, Nordeste brasileiro. Especificamente, procurou-se investigar: i) a composição da dieta; ii) se há variação na dieta entre os sexos e idade dos lagartos; iii) se o tamanho e volume das presas ingeridas estão relacionadas com o tamanho corporal e da cabeça dos lagartos; e iv) caracterizar a utilização de microhabitats pelos lagartos. Para as análises da dieta, os espécimes foram coletados empregando armadilhas de interceptação e queda e buscas ativas limitada por tempo. Em seguida, eles foram anestesiados, mortos e dissecados; e o conteúdo estomacal removido e identificado. Foram examinados 53 espécimes de K. calcarata (21 machos e 32 fêmeas). Cinco deles estavam com o estômago vazio. Foi registrado um total de 145 presas, pertencentes a quinze categorias taxonômicas. O lagarto K. calcarata adota uma dieta artropodívora generalista, sendo os Othoptera (Gryllidae) e Arachnida (Aranae e Scorpionida) os itens mais consumidos em termos de frequência e importância na dieta do lagarto. A dieta não varia significativamente entre os sexos. Os machos são maiores do que as fêmeas no tamanho da cabeça. Adultos e juvens não diferem quanto aos tipos de presas, mas os adultos comem mais presas. Os principais microhabitats utilizados foram a serapilheira, solo e sob árvores de cajueiro. Neste estudo, a dieta de maneira geral e o uso de microhabitats por K. calcarata mostraram ser relacionados ao seu hábito heliotérmico e forrageio ativo, o qual contribui decisivamente para a predação oportunística e dieta generalista. Por fim, seu hábito alimentar e uso de microhabitats parecem ser conservativos como tem sido relatado para outras populações desse lagarto e espécies cogénericas encontradas em localidades da Floresta Atlântica, Floresta Amazônica, enclaves Cerrado na Amazônia e Cerrado.
Descrição: VIEIRA, R. V. da S. Hábito alimentar do lagarto Kentropyx calcarata (SQUAMATA: TEIIDAE) em um remanescente de floresta atlântica no Nordeste do Brasil. 2018. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19613
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rhian Vilar da Silva Vieira.pdfPDF - Rhian Vilar da Silva Vieira46.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.