Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19614
Título: Planejamento e síntese de derivados tiossemicarbazônicos com potencial atividade antibacteriana
Autor(es): Feijó, Rafael Macedo
Palavras-chave: Fármacos
Atividade antimicrobiana
Tiossemicarbazonas
Tiossemicarbazida
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: A resistência bacteriana é um dos maiores problemas contemporâneos para a saúde mundial, e contribui para a incidência de mortalidade relacionada com as infecções por bactérias. Por conta disso, o desenvolvimento de novos fármacos com atividade antibacteriana é de vital relevância para a saúde mundial. A abordagem moderna do desenvolvimento de novos fármacos é feita pelo desenho racional, e as estruturas privilegiadas descritas na literatura facilitam esse trabalho, contemplando as estruturas químicas relacionadas com diversas atividades farmacológicas. A tiossemicarbazona é uma dessas estruturas, e é frequentemente associada com atividade antibacteriana, antifúngica e antitumoral, sendo muito utilizada em pesquisas para encontrar novos promissores. Foram sintetizadas 4 derivados tiossemicarbazônicos e 1 derivado tiossemicarbazídico, ambos com potencial atividade antibacteriana. A síntese foi realizada através de uma via linear em duas etapas. O intermediário tiossemicarbazídico foi obtido pela reação em etanol da tiossemicarbazida com o fenilisotiocianato em proporções equimolares, fornecendo rendimento de mais de 80%. Os compostos finais foram obtidos pela condensação do intermediário tiossemicarbazídico com um benzaldeído substituído em meio etanólico ácido. Os rendimentos dos derivados finais foram todos abaixo de 50 % pela rota sintética utilizada. A espectroscopia de infravermelho foi feita para avaliar a estrutura química e a ocorrência da reação. Os testes antibacterianos foram conduzidos no LaRMiCC, pelo método da microdiluição em caldo. As bactérias testadas foram cepas de Escherichia coli ATCC 25922 e Staphylococcus aureus ATCC 25923. Nenhum dos compostos sintetizados apresentou concentração inibitória mínima menor do que 1024 µg/ml, provavelmente por conta da baixa solubilidade dos compostos no meio testado e na solução teste.
Descrição: FEIJÓ, R. M. Planejamento e síntese de derivados tiossemicarbazônicos com potencial atividade antibacteriana. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19614
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Macedo Feijó.pdfPDF - Rafael Macedo Feijó17.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.