Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19615
Título: Formação do enfermeiro para a prescrição de medicamentos na Atenção Básica na perspectiva dos docentes
Autor(es): Lima, Camila Grangeiro de
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Prescrição de medicamentos
Ensino de Enfermagem
Formação do enfermeiro
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção do corpo docente em relação ao desenvolvimento da competência para a prescrição de medicamentos por futuros enfermeiros. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa exploratório, realizado no Município de Campina Grande- PB, junto às instituições de ensino superior que possuem em sua grade de ensino o curso de Graduação em Enfermagem. Os participantes da pesquisa foram os docentes que ministram os componentes curriculares relacionados com a temática prescrição de medicamentos: Farmacologia Aplicada à Enfermagem; Farmacologia Geral; Saúde da Criança; Saúde da mulher; Saúde do adulto; Saúde do idoso; Ética e Bioética; Exercício da Profissão; Saúde Coletiva. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de entrevista semiestrutura aos docentes. Na análise dos dados, foi utilizado técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados revelam fragilidades na graduação no que diz respeito a formação dos enfermeiros para a prática prescritiva de medicamentos, os currículos não atendem à demanda relacionada à temática, entre os docentes do estudo verificou-se a negação da atribuição, os protocolos ministeriais não são abordados em componentes curriculares que deveriam desenvolver essa competência e muitos professores não se sentem capacitados a falar sobre a temática visto que essa fragilidade advém do seu processo de formação e de sua falta de experiência. Sugere-se que as IES, por meio de seus docentes e dos seus projetos pedagógicos do curso possam se adequar à esta demanda com vistas a atender à formação compatível com a necessidade do Sistema Único de Saúde, como apontado nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Descrição: LIMA, C. G. de. Formação do enfermeiro para a prescrição de medicamentos na Atenção Básica na perspectiva dos docentes. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19615
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Grangeiro de Lima.pdfPDF - Camila Grangeiro de Lima23.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.