Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19620
Título: Taxonomia das espécies nativas de bombacoideae burnett (MALVACEAE) no estado da Paraíba-Brasil
Autor(es): Figueiredo, Sabrina Soares
Palavras-chave: Flora
Endemismo
Conservação ambiental
Nordeste brasileiro
Data do documento: 27-Abr-2018
Resumo: A subfamília Bombacoideae está representada por 18 gêneros e 187 espécies, sendo que para o Brasil estão registrados 13 gêneros e aproximadamente 80 espécies. No estado da Paraíba, informações sobre a sua representatividade restringem-se, até então, a listas florísticas. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta o estudo taxonômico e detectou os padrões de distribuição geográfica das espécies de Bombacoideae Burnett (Malvaceae) nativas para a Paraíba, nordeste brasileiro. Para isso, foram feitas incursões abrangendo todas as mesorregiões do estado, visando à coleta de material reprodutivo e observações “in loco” e depositados no Herbário Manuel de Arruda Câmara (ACAM), Campus I, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O tratamento taxonômico incluiu chaves para identificação de gêneros e espécies, além de descrições morfológicas, ilustrações dos caracteres diagnósticos, comentários sobre afinidades taxonômicas, dados de distribuição geográfica, habitats, floração e frutificação das espécies. Foram registrados três gêneros e seis espécies: Ceiba Mill., está representado por C. glaziovii (Kuntze) K. Schum. e constitui um novo registro para ambientes de Mata Atlântica. O gênero Eriotheca Schott & Endl. consiste em um novo registro para a Paraíba, representado por duas espécies, que conseguintemente também são novos registros para o estado: E. gracilipes (K. Schum.) A. Robyns e E. macrophylla (K. Schum.) A. Robyns. Para o gênero Pseudobombax Dugand, foram encontradas três espécies: Pseudobombax marginatum (A.St.-Hil., Juss. & Cambess.) A. Robyns, P. parvifolium Carv.-Sobr. & L.P. Queiroz e P. simplicifolium A. Robyns, essa última registrada pela primeira vez para a Paraíba nesse trabalho. Os padrões de distribuição foram baseados, principalmente, na distribuição das espécies no Brasil, sendo identificados quatro tipos de padrões e dois de distribuição geográfica. Desse modo, sugere-se que estudos enfocando a taxonomia de Bombacoideae sejam desenvolvidos em outros estados nordestinos visando expandir o conhecimento sobre a diversidade e distribuição dos seus representantes na região.
Descrição: FIGUEIREDO, S. S. Taxonomia das espécies nativas de bombacoideae burnett (MALVACEAE) no estado da Paraíba-Brasil. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19620
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina Soares Figueiredo.pdfPDF - Sabrina Soares Figueiredo33.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.