Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19628
Título: Desenvolvimento de mudas de pinhão manso (Jatropha curcas L.), utilizando o silício como atenuador do estresse salino por meio dos mecanismos antioxidantes
Autor(es): Amorim, Gabriela Vanessa Sales de
Palavras-chave: Irrigação
Condutividade elétrica
Pinhão manso
Silício
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: O pinhão manso (Jotraha curcas L.), o emprego de tecnologias adequadas para a sua conservação é de grande importância para se obter plantas de alta qualidade. Objetivou- se, com este trabalho, verificar o desenvolvimento de mudas de pinhão manso, utilizando o silício como atenuador do estresse salino por meio dos mecanismos antioxidantes. Os tratamentos consistiram de cinco níveis de condutividade elétrica de água de irrigação – CEa (0, 2, 4 e 6 dS m^-1), sendo quatro níveis de silício (0; 221,76; 443,52; e 665,28 mgL^-1) em acesso de pinhão manso (Garanhuns-PE,). O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados, em esquema fatorial 4 x 4 x 3, quatro concentração silício e quatro concentrações de NaCl com três repetições. As águas de irrigação foram preparadas com NaCl. Nos acessos foram avaliados aos 95 dias após a semeadura (DAS), as variáveis: área foliar e fitomassa seca total e enzimáticos, catalase (CAT), ascorbato peroxidase (APX) e prolina (PROL). O silício proporcionou atenuação do déficit hídrico com aumento na área foliar e na fitomassa seca total. As enzimas antioxidantes CAT e APX foram potencializadas com a aplicação foliar de silício, aumentando a tolerância a salinidade de 6,0 dSm^-1. O Acesso de Garanhuns, expressaram aumento no teor de prolina, sob salinidade e suplementadas com Si, o que promoveu maior osmoproteção as plantas de Pinhão-manso. O acesso Garanhuns de Pinhão-manso suporta melhor à níveis de salinidade por meio da aplicação de Si 221,76 mgL^-1.
Descrição: AMORIM, G. V. S. de. Desenvolvimento de mudas de pinhão manso (Jatropha curcas L.) utilizando o silício como atenuador do estresse salino por meio dos mecanismos antioxidantes. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19628
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Vanessa Sales de Amorim.pdfPDF - Gabriela Vanessa Sales de Amorim9.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.