Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19629
Título: Efeitos da fototerapia por LED e da alta frequência no tratamento da foliculite superficial
Autor(es): Ferreira, Priscila Amorim
Palavras-chave: Fisioterapia
Fototerapia
Foliculite
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: A foliculite, inflamação do folículo piloso é causada por bactérias piogênicas com associação de agentes químicos e lesões físicas, possui diferentes apresentações clínicas, incluindo a foliculite superficial. A Fisioterapia Dermatofuncional faz uso de diversos recursos em sua prática clínica, inclusive com ações anti-inflamatória e bactericida. Este estudo teve como objetivo investigar os potenciais efeitos da Fototerapia por LED e da Alta frequência no tratamento da foliculite superficial. A partir de estudo quantitativo, descritivo, quase experimental. Com amostra não probalística, composta por grupo de 5 pessoas do sexo feminino, na faixa etária de 18 a 30 anos, que apresentavam foliculite superficial na região glútea, o protocolo consistiu em 10 sessões, 3 vezes por semana. Os dados foram analisados estatisticamente considerando significância de p ≤ 0,05. Notou-se uma pequena redução dos pontos inflamatórios, da insatisfação com a foliculite e do escore do índice de qualidade de vida em dermatologia (DLQ), entretanto, não foram estatisticamente significativos. Houve forte correlação positiva entre a percepção da melhora da textura da pele e a satisfação com o tratamento bem como o escore da DLQ com a insatisfação com a foliculite, e forte correlação negativa entre a insatisfação e a percepção da melhora da textura da pele. A associação entre a fototerapia por LED e a alta frequência para o tratamento da foliculite vem sendo recentemente investigada, apesar de não terem se reestabelecido todos os aspectos tróficos da pele das voluntárias, houve melhoras em alguns aspectos.
Descrição: FERREIRA, P. A. Efeitos da fototerapia por LED e da alta frequência no tratamento da foliculite superficial. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19629
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Amorim Ferreira.pdfPDF - Priscila Amorim Ferreira14.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.