Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Kézia Yonara Soares dos-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:11:19Z-
dc.date.available2013-09-20T12:11:19Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.203-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1962-
dc.descriptionSantos, K. Y. S. dos. Supervisão educacional uma prática na educação infantil. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo, resultante do trabalho desenvolvido como exigência do componente curricular Prática Pedagógica IV, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, teve como objetivo vivenciar a função supervisora partindo da relação teoria e prática. Durante muito tempo o supervisor foi visto como um fiscalizador, executor de ações para serem desempenhadas na escola. Essa visão vem mudando ao longo do tempo e podemos perceber a importância do supervisor na busca da reflexão e coordenação das ações pedagógicas dentro da escola, através de reuniões entre seus membros. Devemos desmistificar a visão que os professores têm de que as reuniões pedagógicas são reuniões burocráticas e de caráter formal, onde muito se ordena e pouco se discute como anda a aprendizagem dos alunos. Pelo contrário, as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão, discussão e produção de conhecimento dos professores. É um espaço para discussões de questões essenciais para as atividades docentes, partindo do cotidiano escolar, no qual o supervisor é o coordenador e articulador das ações educativas, transformando-o em um lócus de formação continuada. Um dos instrumentos que podemos utilizar nas reuniões pedagógicas é o planejamento. O planejamento é uma das ferramentas utilizadas pelo supervisor para conhecer a realidade escolar e as necessidades dos profissionais da escola. O que nos motivou a desenvolver esse trabalho na creche Antônia Barreto (nome fictício) foi o anseio de dar essa nova roupagem à função supervisora, numa tentativa de fazer diferente da prática rotineira que vimos no dia-a-dia. Desse modo, a prática foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, procedemos à coleta de dados da instituição e entrevistas com todos os profissionais da escola, técnicos e professores; na segunda etapa procedemos à elaboração e execução do projeto de prática, através da identificação dos problemas com base nos dados coletados. Diante dos resultados, podemos perceber que nossos objetivos foram alcançados, pois conseguimos despertar nas professoras, a necessidade de buscar ações de mudança e de transformação da realidade em que elas se encontravam, bem como chamar a tenção para a importância delas na no planejamento das atividades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vagda G. G. Rochapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSupervisão Escolarpt_BR
dc.subjectPráticas Educacionaispt_BR
dc.subjectPlanejamento Escolarpt_BR
dc.titleSupervisão educacional uma prática na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kézia Yonara Soares dos Santos.pdfKézia Yonara Soares dos Santos2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.