Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19631
Título: Uso do Peumus boldus (Boldo do Chile) como auxílio no tratamento de distúrbios digestivos e hepáticos: Uma revisão sistemática
Autor(es): Nascimento, Hykara Giovannia Costa do
Palavras-chave: Fitoterapia
Problemas digestivos
Boldo do Chile
Peumus boldus
Data do documento: 20-Mai-2019
Resumo: Peumus boldus (Boldo do Chile) é uma planta medicinal utilizada principalmente por seu efeito espasmolítico, contra distúrbios digestivos. O seu principio ativo (marcador) é a boldina, um alcalóide, principal responsável pelas suas propriedades hepatoprotetoras e coleréticas. O boldo traz benefícios principalmente para o fígado. Desta forma o presente estudo objetivou analisar as evidências cientificas sobre o uso de P. boldus Molina (Boldo do Chile) como auxilio no tratamento de distúrbios digestivos e hepáticos através de uma revisão sistemática da literatura. Foram analisados 10 artigos; desses artigos, 5 foram revisão bibliográficas, 1 estudo “in vitro”, 3 estudo “in vivo” e 1 estudo de caso. Os artigos mostraram que o P. boldus tem o efeito antioxidante, anti- inflamatório e hepatoprotetor, principalmente nos extratos das folhas. Tem ação comprovada na melhora de problemas digestivos e hepáticos.
Descrição: NASCIMENTO, H. G. C. do. Uso do Peumus boldus (Boldo do Chile) como auxílio no tratamento de distúrbios digestivos e hepáticos: Uma revisão sistemática. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19631
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hykara Giovannia Costa do Nascimento.pdfPDF - Hykara Giovannia Costa do Nascimento11.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.