Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19635
Título: | Questões de variação linguística no ENCCEJA - dos documentos oficiais à formação de jovens e adultos críticos |
Autor(es): | Alexandria, Evania Soares de |
Palavras-chave: | ENCCEJA Sociolinguística Variação linguística Língua portuguesa - ensino |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem das questões de variação linguística nas provas de língua portuguesa no exame do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) da edição 2017. Para a realização dessa pesquisa, seguimos a linha da Sociolinguística, já que ela contribui para melhorar a qualidade de ensino de língua portuguesa, através dessa relação que busca investigar a língua a partir do contexto em que seus falantes estão inseridos. Apoiamo-nos nas pesquisas Sociolinguísticas de Bagno (2008), Cezario e Votre (2011) e Bortoni-Ricardo e Rocha (2016) os quais abordam questões relacionadas à linguagem dentro do contexto social e, consequentemente, a variação linguística, como também será abordada a questão de norma e as noções de “erro”. Também será mostrado que o exame do ENCCEJA não investe em dados quantitativos e nem qualitativos com relação a questões de variações linguísticas, pois, quando essas questões são abordadas nas provas, não levam os candidatos a refletirem sobre o que realmente é a língua moldada e situada por variações e mudanças em seu uso, como também verificamos que a contextualização desses itens nas questões não é feita de maneira equitativa entre as habilidades mencionadas na Matriz do exame. Nesse sentido, percebe-se, que o exame não consegue cumprir com o propósito do Livro Introdutório e da LDB, cuja proposta é valorizar a experiência adquirida por esses indivíduos fora da escola, através de práticas sociais. |
Descrição: | ALEXANDRIA, E. S. de. Questões de variação linguística no ENCCEJA - dos documentos oficiais à formação de jovens e adultos críticos. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19635 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Evania Soares de Alexandria.pdf | PDF - Evania Soares de Alexandria | 6.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.