Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leandro, Patrícia Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T12:52:35Z | - |
dc.date.available | 2019-06-06T12:52:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 469.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19638 | - |
dc.description | Ensino de gramática contextualizada: análise do livro didático. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando que o ensino de Língua Portuguesa tem passado por reformulações nas últimas décadas e partindo do princípio de que o sujeito se constitui na e pela linguagem, faz-se necessário refletir sobre mecanismos para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de um sujeito autônomo e crítico de seus enunciados. Ressalta-se, assim, a importância de se pensar sobre o ensino de línguas de forma contextualizada, buscando conciliar conteúdo a fatos do cotidiano. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo investigar se o trabalho com os aspectos gramaticais da língua portuguesa são abordados de maneira contextualizada no 6° ano do ensino fundamental, a partir da análise de um livro didático de Língua Portuguesa, disponibilizado nas escolas municipais de São Bento-Paraíba. De caráter bibliográfico-documental, o referente estudo apoiou-se nas orientações teóricas de Antunes (2003- 2007- 2014), Travaglia (2009), Moura (1997), dentre outros autores que trazem posicionamentos pertinentes acerca da temática abordada. Trata-se de um estudo que aponta para a necessidade de repensar a forma como os aspectos gramaticais são abordados no livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano do ensino fundamental, tendo em vista um ensino interativo e contextualizado que permita ao educando o desenvolvimento de suas competências comunicativas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.title | Ensino de gramática contextualizada: análise do livro didático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patrícia Monteiro Leandro.pdf | 7.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.