Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19640
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Dionizia Valéria Clementino Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T12:52:53Z | - |
dc.date.available | 2019-06-06T12:52:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.61 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19640 | - |
dc.description | O uso das tecnologias nas aulas de língua portuguesa. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | É ponto de consenso entre estudiosos a importância que as tecnologias assumem no contexto contemporâneo. Na escola, as tecnologias têm um papel importante no ensino-aprendizagem, mas é necessário que o professor possibilite suporte científico aos alunos, proporcionando a mediação do conhecimento. Além disso, deve auxiliar seu aluno e capacitá-lo para incluí-lo na cultura digital. Considerando o exposto, este artigo objetiva investigar de que forma as tecnologias são utilizadas como mecanismo de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa, abordando questões relacionadas à importância de se aplicar novas tecnologias como ferramenta pedagógica na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais Brasil (1998), Moran (2004), Mercado (2007; 2002), entre outros aportes que discutem sobre a prática e desafios dos recursos tecnológicos e a importância dos professores serem capacitados para lidar com esses equipamentos, melhorando o processo de ensino e aprendizagem a partir de aulas mais dinâmicas, que facilitem a interação com o objeto a ser aprendido. Um estudo que indica que, em um mundo cada vez mais globalizado, lidar com as novas tecnologias de maneira integrada ao projeto pedagógico é uma forma de designar uma relação mais próxima com a atual geração, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, de maneira diversificada e resultados mais favoráveis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias nas aulas de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Dionízia Valéria Clementino Santos Cardoso.pdf | 6.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.