Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19641
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Eliani Felix | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T12:53:09Z | - |
dc.date.available | 2019-06-06T12:53:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 469.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19641 | - |
dc.description | O ensino de gramática: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizada. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola, como mediadora do conhecimento, tem o papel fundamental de fornecer mecanismos para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de um educando autônomo e crítico. O presente artigo procura refletir sobre o ensino de gramática, analisando as contribuições que o uso dela pode gerar na formação do aluno. Segundo especialistas e docentes da área de Ensino de Língua Portuguesa, é necessário rever o modo como se trata o ensino dessa disciplina, uma vez que o modelo tradicional de ensino privilegia o aprendizado de regras de modo descontextualizado, resultando, assim, na desconsideração da função social da língua. A mudança defendida por diversos autores que dissertam a respeito do tema visa ampliar a aptidão de competências comunicativas nas diversas situações de interação social dos usuários, para torná-los capazes de ler e produzir textos proficientes, além de aperfeiçoar as habilidades linguísticas dos alunos. Em virtude disso, vale salientar que o objetivo principal deste estudo é analisar as perspectivas tradicionais e contextualizadas do ensino de gramática, investigando qual abordagem é mais significativa para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa, propiciando desenvolver nos discentes as habilidades de leitura, interpretação e produção textual. Levando em consideração a funcionalidade e a forma como são trabalhados os conteúdos curriculares de Língua Portuguesa, busca-se avaliar se as abordagens contempladas estão inseridas numa perspectiva que atenda a necessidade dos discentes, tornando o ensino de gramática significativo e produtivo. A presente pesquisa é de catáter bibliográfico; adota como base teórica Antunes (2003, 2007, 2014), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2004 e 2006), Travaglia (2009), dentre outros, que abordam questões relacionadas ao ensino de gramática tradicional e contextualizada. Observou-se que mesmo quando a gramática é abordada de forma contextualizada, quando se usa o texto apenas como pretexto, não há um ensino adequado para desenvolver nos discentes as competências de leitura, interpretação e produção textual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Eianny Cecilia de Abrantes Pontes e Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | O ensino de gramática | pt_BR |
dc.subject | Tradicional | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva | pt_BR |
dc.subject | Contextualizada | pt_BR |
dc.title | O ensino de gramática: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizada | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eliani Felix da Silva.pdf | 8.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.