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dc.contributor.authorSilva, Eliani Felix-
dc.date.accessioned2019-06-06T12:53:09Z-
dc.date.available2019-06-06T12:53:09Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.otherCDD 469.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19641-
dc.descriptionO ensino de gramática: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizada. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA escola, como mediadora do conhecimento, tem o papel fundamental de fornecer mecanismos para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de um educando autônomo e crítico. O presente artigo procura refletir sobre o ensino de gramática, analisando as contribuições que o uso dela pode gerar na formação do aluno. Segundo especialistas e docentes da área de Ensino de Língua Portuguesa, é necessário rever o modo como se trata o ensino dessa disciplina, uma vez que o modelo tradicional de ensino privilegia o aprendizado de regras de modo descontextualizado, resultando, assim, na desconsideração da função social da língua. A mudança defendida por diversos autores que dissertam a respeito do tema visa ampliar a aptidão de competências comunicativas nas diversas situações de interação social dos usuários, para torná-los capazes de ler e produzir textos proficientes, além de aperfeiçoar as habilidades linguísticas dos alunos. Em virtude disso, vale salientar que o objetivo principal deste estudo é analisar as perspectivas tradicionais e contextualizadas do ensino de gramática, investigando qual abordagem é mais significativa para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa, propiciando desenvolver nos discentes as habilidades de leitura, interpretação e produção textual. Levando em consideração a funcionalidade e a forma como são trabalhados os conteúdos curriculares de Língua Portuguesa, busca-se avaliar se as abordagens contempladas estão inseridas numa perspectiva que atenda a necessidade dos discentes, tornando o ensino de gramática significativo e produtivo. A presente pesquisa é de catáter bibliográfico; adota como base teórica Antunes (2003, 2007, 2014), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2004 e 2006), Travaglia (2009), dentre outros, que abordam questões relacionadas ao ensino de gramática tradicional e contextualizada. Observou-se que mesmo quando a gramática é abordada de forma contextualizada, quando se usa o texto apenas como pretexto, não há um ensino adequado para desenvolver nos discentes as competências de leitura, interpretação e produção textual.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Eianny Cecilia de Abrantes Pontes e Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectO ensino de gramáticapt_BR
dc.subjectTradicionalpt_BR
dc.subjectPerspectivapt_BR
dc.subjectContextualizadapt_BR
dc.titleO ensino de gramática: reflexões sobre as perspectivas tradicional e contextualizadapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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