Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19655
Título: Um estudo sobre a derivada parcial de funções de várias variáveis e alguns problemas de otimização
Autor(es): LIMA, André Ferreira de
Palavras-chave: Funções de várias variáveis
Derivadas parciais (Funções)
Máximos e Mínimos de funções
Data do documento: 28-Set-2011
Resumo: As Funções de Várias Variáveis são uma das vertentes da matemática de grande importância, pois modelam uma grande quantidade de fenômenos dos mais diversos ramos da Ciência. Em resumo, uma função de várias variáveis é uma regra que descreve como uma quantidade é determinada por outras quantidades de maneira única. Neste trabalho, inicialmente estudaremos as funções de uma, duas e três variáveis e generalizamos os conceitos para o caso geral de n-variáveis. Em seguida estudamos as derivadas parciais de primeira e segunda ordem, necessários para estudar o teste da derivada, o qual é aplicado para calcularmos extremos de funções de várias variáveis. Todos esses conceitos vistos anteriormente, foram necessários para resolver problemas de maximização e minimização, uma vez que, eles estão presentes no cotidiano das pessoas. Por fim, expomos algumas situações que após sua modelagem, tivemos que maximizar e minimizar para que obtivéssemos uma solução.
Descrição: LIMA, A. F. Um estudo sobre a derivada parcial de funções de várias variáveis e alguns problemas de otimização. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19655
Aparece nas coleções:VI - EM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Ferreira de Lima.pdfPDF - André Ferreira de Lima72.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.