Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19656
Título: Um estudo bibliométrico sobre o polo técnico aplicado nos artigos premiados no Congresso de Controladoria e Contabilidade da FEA-USP no período de 2008 - 2013
Autor(es): Wencerlau, Maria Izabel da Silva
Palavras-chave: Bibliometria
Estratégia de pesquisa
Técnica de coleta de dados
Curso de Ciências Contábeis
USP
Data do documento: 18-Dez-2015
Resumo: O crescimento da participação do estudo bibliométrico em pesquisas contábeis tem crescido significativamente, mas ainda existe a necessidade de se desenvolver mais trabalhos neste campo. Desta forma teve como objetivo essa pesquisa o de analisar como é elaborado o perfil metodológico dos artigos no Congresso de contabilidade e controladoria oferecido pela USP, no que diz respeito do polo técnico metodológico e classificá-los de acordo com as opções que contem no livro de Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas dos autores Martins e Theóphillo (2009), levando-se em consideração a de maior relevância, para isso foi feito um estudo longitudinal no período de 2008 a 2013. A metodologia adotada caracteriza-se como descritiva na qual foi observado, analisado e registrado às variáveis: áreas, técnicas e estratégias por ano e no período. E pela técnica da pesquisa bibliográfica foi possível extrair os dados mediante o material já elaborado que são os artigos. Para as análises foram utilizadas abordagens qualitativa que explica os fenômenos e a atribuição de seus significados após ser demonstrados nas tabelas e quantitativa, o resultado é primeiro exposto numericamente e também faz-se uso da análise estatística para ficar melhor de visualizar a importância de cada variável de acordo com sua necessidade, tem-se também o estudo bibliométrico a fim de delinear o polo técnico aplicado por cada artigo, na montagem e apresentação dos dados foi utilizado o software Excel da Microsoft 2010. Analisou-se as áreas contábeis, as estratégias de pesquisas e as técnicas de coleta de informações dados e evidencias mais utilizado pelos artigos dentro do período e em seguida por ano. Os resultados mostraram que Educação e pesquisa em Contabilidade e Mercados Financeiros e de Créditos de Capitais foram às áreas mais atuantes, se referindo às estratégias de pesquisas a que ganha evidência é a de levantamento com maior número em relação ao período e por ano, e obtêm-se o questionário como instrumento para a técnica de coleta de informações dados e evidência com maior total dentro do período, nesta mesma linha só que por ano temos a técnica documental com maior número em dois anos.
Descrição: WENCERLAU, M. I. S. Um estudo bibliométrico sobre o polo técnico aplicado nos artigos premiados no Congresso de Controladoria e Contabilidade da FEA-USP no período de 2008 - 2013. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19656
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Izabel da Silva Wencerlau.pdfPDF - Maria Izabel da Silva Wencerlau65.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.