Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Lucelma Cristine de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T23:17:48Z | - |
dc.date.available | 2019-06-10T23:17:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19659 | - |
dc.description | TEIXEIRA, L. C. A. O estudo da estatística no 1° ciclo da educação básica: análise da proposta curricular do município de Monteiro. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nossa pesquisa teve como objeto central analisar o ensino da Estatística dentro Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino: Uma Construção Coletiva, Monteiro – PB, no que diz respeito ao ensino da Estatística no 1º Ciclo da Educação Básica (1º ao 3º Ano), atende às orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A questão norteadora foi: A abordagem do Bloco de Conteúdos, Tratamento da Informação no 1º Ciclo da Educação Básica, atende às orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)? A partir dessa questão, alguns pontos para a análise foram desenvolvidos, tais como a importância deste ensino ainda na Educação Básica, para a formação do cidadão crítico e consciente de suas decisões diante de dados sociais e políticos que lhe são apresentados diariamente. Objetivamos também promover uma discussão entre os professores da Educação Básica, sobre o grande valor deste tema confiando ao ensino da Matemática o compromisso de não ensinar apenas o domínio dos números, mas também com a coleta e organização de dados, indispensáveis para leituras gráficas e análises estatísticas. Com isso concluímos que se faz necessário propiciar o quanto antes a construção de uma prática pedagógica que considere contextos que contemplem a observação, a investigação e a análise de dados. Para isso, acreditamos que os conteúdos estatísticos, presentes no bloco Tratamento da Informação, se fazem tão importantes no currículo da Matemática quanto o estudo dos outros blocos: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação estatística | pt_BR |
dc.subject | Tratamento da informação | pt_BR |
dc.subject | Proposta curricular | pt_BR |
dc.title | O estudo da estatística no 1° ciclo da educação básica: análise da proposta curricular do município de monteiro | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucelma Cristine de Araújo Teixeira.pdf | PDF - Lucelma Cristine de Araújo Teixeira | 83.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.