Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Lucelma Cristine de Araújo-
dc.date.accessioned2019-06-10T23:17:48Z-
dc.date.available2019-06-10T23:17:48Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19659-
dc.descriptionTEIXEIRA, L. C. A. O estudo da estatística no 1° ciclo da educação básica: análise da proposta curricular do município de Monteiro. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia do PARFOR EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNossa pesquisa teve como objeto central analisar o ensino da Estatística dentro Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino: Uma Construção Coletiva, Monteiro – PB, no que diz respeito ao ensino da Estatística no 1º Ciclo da Educação Básica (1º ao 3º Ano), atende às orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A questão norteadora foi: A abordagem do Bloco de Conteúdos, Tratamento da Informação no 1º Ciclo da Educação Básica, atende às orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)? A partir dessa questão, alguns pontos para a análise foram desenvolvidos, tais como a importância deste ensino ainda na Educação Básica, para a formação do cidadão crítico e consciente de suas decisões diante de dados sociais e políticos que lhe são apresentados diariamente. Objetivamos também promover uma discussão entre os professores da Educação Básica, sobre o grande valor deste tema confiando ao ensino da Matemática o compromisso de não ensinar apenas o domínio dos números, mas também com a coleta e organização de dados, indispensáveis para leituras gráficas e análises estatísticas. Com isso concluímos que se faz necessário propiciar o quanto antes a construção de uma prática pedagógica que considere contextos que contemplem a observação, a investigação e a análise de dados. Para isso, acreditamos que os conteúdos estatísticos, presentes no bloco Tratamento da Informação, se fazem tão importantes no currículo da Matemática quanto o estudo dos outros blocos: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipJosé Joelson Pimentel de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectTratamento da informaçãopt_BR
dc.subjectProposta curricularpt_BR
dc.titleO estudo da estatística no 1° ciclo da educação básica: análise da proposta curricular do município de monteiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucelma Cristine de Araújo Teixeira.pdfPDF - Lucelma Cristine de Araújo Teixeira83.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.