Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1966
Título: Instinto de cura e proteção da vida degenerada: a genealogia dos ideais ascéticos em Nietzsche
Autor(es): Cantalice, Gizolene de Fatima Barbosa da Silva
Palavras-chave: Genealogia da Moral
Transvaloração
Ideais Ascéticos
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo empreender uma leitura da origem, do desenvolvimento e do significado dos ideais ascéticos na obra Genealogia da Moral (1887), livro pertencente à terceira fase do pensamento filosófico de Friedrich Nietzsche, levando em conta o processo evolutivo desses ideais na cultura ocidental. Este livro é composto por três dissertações nas quais será apresentada a genealogia dos ideais ascéticos. Assim sendo, na primeira dissertação, a origem dos ideais ascéticos está na transvaloração da moral, com o ressentimento como criador de valores; na segunda, por sua vez, esta origem se encontra na interiorização dos instintos, e a conseqüente má consciência, bem como, o sentimento de culpa; na terceira e última dissertação, a origem desses ideais se encontra no instinto de cura e proteção da vida que degenera, cujo principal agente e propagador será a figura do sacerdote.
Descrição: Cantalice, G. de F. B. da S. Instinto de cura e proteção da vida degenerada: a genealogia dos ideais ascéticos em Nietzsche. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1966
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gizolene de Fatima Barbosa da Silva Cantalice.pdfGizolene de Fatima Barbosa da Silva Cantalice1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.