Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19661
Título: Análise dos impactos da adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil: um estudo em empresas de capital aberto no setor Sucroalcooleiro listadas na BM&FBovespa
Autor(es): Campos, Karine Regina de Oliveira
Palavras-chave: Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Setor sucroalcooleiro
BR GAAP
BM&FBovespa
Balanço patrimonial
Data do documento: 28-Ago-2014
Resumo: Este estudo figura dentro da perspectiva da avaliação dos impactos da implementação das Normas Internacionais de Contabilidade, frente ao desempenho econômico e financeiro das empresas. O objetivo geral dessa pesquisa é o de verificar o impacto da convergência contábil brasileira às normas internacionais de contabilidade, nos sistemas de avaliação do desempenho econômico e financeiro das empresas do setor Sucroalcooleiro listadas na BM&FBOVESPA.Os dados coletados foram referentes à republicação de 2008 e 2009, utilizando de um conjunto de indicadores. Os resultados auferiram significância na comparação entre os resultados em IFRS e BR GAAP, o que indica e efetiva relação entre os dois desempenhos das empresas. Desta maneira conclui-se que o desempenho não foi afetado com a mudança dos padrões da contabilidade brasileira. Como resultado observou-se variações na estrutura patrimonial das empresas, contudo através da análise dos índices econômico-financeiros, os resultados para ambas as políticas contábeis foram iguais, não apresentando variações significativas Desta maneira conclui-se que o desempenho não foi afetado com a mudança dos padrões da contabilidade brasileira.
Descrição: CAMPOS, K. R. O. Análise dos impactos da adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil: um estudo em empresas de capital aberto no setor Sucroalcooleiro listadas na BM&FBovespa. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19661
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karine Regina de Oliveira.pdfPDF - Karine Regina de Oliveira42.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.