Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19662
Título: Um estudo sobre o uso da contabilidade ambiental como ferramenta de gestão
Autor(es): Aquino, Nilda Cristina Soares de
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Certificação ISO 14001
Responsabilidade social empresarial
Data do documento: 13-Jul-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer as práticas ambientais e contábeis utilizadas pelas empresas, Fábrica de Velas São José, Cerâmica e Pré-Moldados Aleixo e Fort Pré-moldados & Construções, sob o enfoque dos possíveis benefícios gerados por essas entidades para a sustentabilidade na região. Trata-se de um estudo de caso, sobre o uso da Contabilidade Ambiental como instrumento de gestão em duas empresas, com atividade econômica na produção de pré-moldados e uma do seguimento de fabricação de velas, todas situadas na cidade de Monteiro-PB. Quanto aos objetivos é delineada como exploratório-descritiva; com abordagem quantitativa e qualitativa; e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário fechado. Os achados mostram que existe uma lacuna significativa em relação ao uso da Contabilidade Ambiental e do comprometimento das empresas com a manutenção de um meio ambiente saudável, principalmente pelo fato de desenvolverem uma atividade econômica, que contrária às normas e práticas sustentáveis, participa da degradação da natureza. Este estudo não tenta construir um referencial teórico em si, mas contribui para que pesquisas futuras possam ser ampliadas e aplicadas em empresas de médio e grande porte com o propósito de identificar os níveis de responsabilidade social empresarial e práticas de sustentabilidade.
Descrição: AQUINO, N. C. S. Um estudo sobre o uso da contabilidade ambiental como ferramenta de gestão. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19662
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nilda Cristina Soares de Aquino.pdfPDF - Nilda Cristina Soares de Aquino79.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.