Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19663
Título: Evidenciação das informações de natureza ambiental de acordo com a NBC T15: um estudo nas empresas do segmento de açúcar e álcool no período de 2010 a 2014
Autor(es): Costa, Danieli de Sousa
Palavras-chave: NBC T 15
Informações contábeis
Contabilidade ambiental
BM&FBovespa
Data do documento: 31-Mar-2016
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal identificar o nível de evidenciação das empresas do segmento de açúcar e álcool brasileiro com relação às exigências dos itens das informações de natureza ambiental segundo a (NBC T-15). Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, conduzida por meio de uma análise bibliográfica, documental e de levantamento, tendo como método de abordagem o indutivo. O estudo foi composto por quatro empresas integrantes do setor de Consumo não cíclico, subsetor de alimentos processados do segmento de açúcar e álcool listados na (BM&FBOVESPA) no período de 2010 a 2014. Os dados foram coletados através de consulta aos demonstrativos contábeis, relatórios de sustentabilidade, notas explicativas, dentre outras informações pesquisadas no site das empresas estudadas. Como resultado, foi possível verificar uma realidade distante da exigida pela NBC T-15, sendo possível detectar que a maioria das empresas pesquisadas apresentam um baixo nível de evidenciação com relação às exigências da norma citada acima que trata desse tipo de divulgação, onde a referida norma estabelece em seu objetivo, razões em demonstrar ao público externo a participação e a responsabilidade social das respectivas entidades aqui estudadas. De forma geral, observou-se que o elemento de divulgação 6 (quantidade de processos ambientais, administrativos e judiciais movidos contra a entidade) foi o que apresentou o maior nível de evidenciação por parte das empresas São Martinho (S.A) e (Biosev S.A.). Vale enfatizar que o nível de divulgação dos elementos relacionados a ações positivas como investimentos e gastos com manutenção nos processos operacionais para a melhoria do meio ambiente; com a preservação e/ou recuperação de ambientes degradados; com educação ambiental para a comunidade, entre outras ações, foram inferiores se comparadas as ações negativas praticas pelas empresas do segmento em estudo.
Descrição: COSTA, D. S. Evidenciação das informações de natureza ambiental de acordo com a NBC T-15: um estudo nas empresas do segmento de açúcar e álcool no período de 2010 a 2014. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19663
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele de Sousa Costa.pdfPDF - Daniele de Sousa Costa85.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.