Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19684
Título: Suicídio como acting out na neurose
Autor(es): Ferreira, Lucas Cristhian Almeida Duarte
Palavras-chave: Psicanálise
Suicídio
Acting out
Neurose
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: No presente trabalho analisa-se a articulação entre a angústia e o suicídio na neurose a partir de uma revisão de textos psicanalíticos, bem como as ações frente à angústia tanto a passagem ao ato quanto o acting out. Nesse sentido, o suicídio será definido como escolha pelo término da própria existência, isto é, uma ação contra a própria existência, consistindo em uma tentativa ou um ato suicida. Assim, faz-se necessário definirmos o suicídio como um ato limite, na medida em que no estado crítico e fronteiriço, o sujeito apresenta uma redução de seus meios de defesa, acompanhada de grande angústia, nem sempre aparente, onde finalmente é levado a uma ruptura consigo e com o Outro, ejetando-se da cena do mundo. Conclui-se que, o presente trabalho tem por objetivo analisar o processo do acting out como um fenômeno frente a uma resposta de sofrimento psíquico do sujeito na estrutura neurótica. Especificamente, objetiva-se compreender a relação da angustia com o suicídio, o processo de desenvolvimento do acting out, bem como sua diferenciação a passagem ao ato. Para tanto, a presente pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica.
Descrição: FERREIRA, L. C. A. D. Suicídio como acting out na neurose. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19684
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Cristhian Almeida Duarte Ferreira.pdfPDF - Lucas Cristhian Almeida Duarte Ferreira7.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.