Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19687
Título: Avaliação de dois posicionadores radiográficos intrabucais para o controle da biossegurança em radiologia
Autor(es): Fonseca, Fabryna Magno da Silva
Palavras-chave: Radiologia
Radiografia dentária
Biossegurança
Data do documento: 12-Jun-2018
Resumo: O uso da radiologia como meio de diagnóstico na odontologia é necessário na maioria das especialidades odontológicas e com isso surge a preocupação com os pacientes que são submetidos a radiação ionizante. Essa atenção com respeito a radioproteção tornou -se uma importante vertente da biossegurança que tenta minimizar o máximo possível a dose de radiação, seguindo o princípio ALARA (manter as doses tão baixas quanto razoavelmente exequíveis) e evitando a necessidade de repetições. Para reduzir falhas que levam a repetição e consequentemente aumento da dose, o profissional deve ter o domínio sobre as técnicas das tomadas radiográficas, da revelação e fazer o uso do posicionador, como preconizado na portaria n º 453/98 do ministério da Saúde do Brasil, que rege diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, pois este impede que haja a movimentação do filme, distorções por dobras e erros no posicionamento do paciente. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar dois posicionadores radiográficos intrabucais para o controle da biossegurança em radiologia avaliando a aceitação do aluno e conforto do paciente durante a técnica e posterior qualidade da imagem. A pesquisa contou com uma amostra de 60 pacientes, que aceitaram participar da pesquisa, os quais responderam a um questionário. A análise dos dados mostrou que a maioria dos pacientes era do sexo feminino (n=45; 75%) e tinham mais de 28 anos (51,67%), 75% já haviam realizado exame radiográfico com o posicionador. Quanto à divisão dos pacientes de acordo com a sensibilidade e o nível de ânsia de vômito com o procedimento, a maior parte apresentou nenhuma sensibilidade (61,67%) e nenhuma ânsia de vômito (85%). O posicionador nacional Han-shin (JON, Brasil) apresentou maior prevalência na classificação como posicionamento ideal (n=34, 56,67%) na avaliação dos alunos oferecendo também um maior conforto para os pacientes (n=26, 43,33%). Tanto professores como alunos observaram diferenças na qualidade da imagem, para os alunos a imagem resultante da tomada radiográfica com o posicionador Rinn XCP (Dentisply, EUA) foi melhor em 54,29% dos casos e para os professores a mesma foi melhor em 63,89% dos casos. Portanto o posicionador Han-shin apresentou uma maior frequência de posicionamento ideal. Quanto ao conforto o posicionador Rinn XCP, apresentou um menor valor em relação ao posicionador Han-shin. Mostrando que o posicionador nacional oferece maior conforto ao paciente. Com relação a variação de imagem o posicionador Rinn XCP, mesmo apresentando maior dificuldade de manuseio, apresentou uma melhor imagem com características mais aceitas por alunos e professores para diagnóstico, podendo ser avaliado o seu custo-benefício de forma positiva.
Descrição: FONSECA, F. M. da S. Avaliação de dois posicionadores radiográficos intrabucais para o controle da biossegurança em radiologia. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19687
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabryna Magno da Silva Fonseca.pdfPDF - Fabryna Magno da Silva Fonseca11.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.