Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19689
Título: Análise do ganho de força muscular através de protocolo de exercício resistido associado à estimulação elétrica funcional sobre o músculo bíceps braquial: Uma revisão sistemática
Autor(es): Pereira, Saulo Freitas
Palavras-chave: Força muscular
Bíceps braquial
Estimulação Elétrica Funcional
Fisioterapia desportiva
Treinamento físico
Data do documento: 4-Jun-2018
Resumo: INTRODUÇÃO: Essa pesquisa faz parte da área de Fisioterapia Desportiva, mais precisamente qualificada em fisiologia do exercício e se apoia na ideia central de identificar e avaliar qual o recurso mais efetivo em obter ganho de força. Para isso têm -se os testes com pesos livres e a intervenção com a eletroestimulação no músculo específico, quantificando os resultados através de testes e da eletromiografia de superfície. OBJETIVO: Esta revisão sistemática objetivou identificar os efeitos do treinamento físico convencional e da Estimulação Elétrica Funcional (FES) no músculo bíceps braquial com o intuito de obter ganho de força muscular. METODOLOGIA: Analisou-se a literatura em artigos científicos, por meio de revisão bibliográfica de estudos experimentais, nos bancos de dados de bibliotecas virtuais como SciELO, Pubmed, LILACS, MEDLINE e Google Acadêmico. A busca inicial resultou em 119 artigos e, ao final, foram selecionados 2 artigos. A presente revisão encontrou efeitos proporcionados pela eletroestimulação neuromuscular e exercícios físicos contra uma resistência em indivíduos sadios e sedentários. CONCLUSÃO: Dentre as variáveis revisadas, os resultados demonstraram que o treinamento muscular voluntário e o exercício associado à eletroestimulação geram aumento na força muscular, com significância estatística, entre os grupos avaliados.
Descrição: PEREIRA, S. F. Análise do ganho de força muscular através de protocolo de exercício resistido associado à estimulação elétrica funcional sobre o músculo bíceps braquial: Uma revisão sistemática. 2018. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19689
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Saulo Freitas Pereira.pdfPDF - Saulo Freitas Pereira5.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.