Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVictor, Eliane Bezerra-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:14:23Z-
dc.date.available2013-09-20T12:14:23Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.200-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1968-
dc.descriptionVictor, E. B. Dificuldades e possibilidades de melhoria na relação família- escola. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a relação família-escola, referência de discussão de profissionais da área de educação, sendo os problemas existentes compreendidos como entraves nessa relação. Definiu-se como objetivo geral desse trabalho: analisar o que dificulta a relação entre a escola e a família dos alunos. E como objetivos específicos: identificar as dificuldades apresentadas pela família e pela escola no estabelecimento de sua relação; detectar o que família e escola entendem como atribuição da família na sua relação com a escola; verificar as ações promovidas pela escola para estabelecer e manter uma efetiva relação com as famílias de seus alunos. Trata-se de um estudo de campo, com procedimento metodológico de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram os membros da gestão escolar, a professora da turma do 5° ano e os pais e/ou responsáveis desses alunos, inseridos no contexto de uma escola pública da rede estadual, em Campina Grande-PB. O estudo levou-nos a concluir que, no tocante às concepções das gestoras e da professora, há omissão da família no acompanhamento de seus filhos, entretanto, houve discordância no que se refere às ações promovidas pela escola para manter uma efetiva relação. A maioria dos pais e/ou responsáveis entrevistados revelou-se satisfeita com a instituição de ensino, demonstrando confiança, muito embora, percebamos que há necessidade de um acompanhamento no ensino e aprendizagem de seus filhos. Em síntese, entendemos que a escola precisa rever os seus conceitos quanto à sua relação com a família e que a família, mesmo diante dos problemas, deve participar mais efetivamente da vida escolar de seus filhos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Teresa Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectFamília - Escolapt_BR
dc.subjectVida escolarpt_BR
dc.titleDificuldades e possibilidades de melhoria na relação família- escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Bezerra Victor.pdfEliane Bezerra Victor290.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.