Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1968
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Victor, Eliane Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:14:23Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:14:23Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.200 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1968 | - |
dc.description | Victor, E. B. Dificuldades e possibilidades de melhoria na relação família- escola. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema a relação família-escola, referência de discussão de profissionais da área de educação, sendo os problemas existentes compreendidos como entraves nessa relação. Definiu-se como objetivo geral desse trabalho: analisar o que dificulta a relação entre a escola e a família dos alunos. E como objetivos específicos: identificar as dificuldades apresentadas pela família e pela escola no estabelecimento de sua relação; detectar o que família e escola entendem como atribuição da família na sua relação com a escola; verificar as ações promovidas pela escola para estabelecer e manter uma efetiva relação com as famílias de seus alunos. Trata-se de um estudo de campo, com procedimento metodológico de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram os membros da gestão escolar, a professora da turma do 5° ano e os pais e/ou responsáveis desses alunos, inseridos no contexto de uma escola pública da rede estadual, em Campina Grande-PB. O estudo levou-nos a concluir que, no tocante às concepções das gestoras e da professora, há omissão da família no acompanhamento de seus filhos, entretanto, houve discordância no que se refere às ações promovidas pela escola para manter uma efetiva relação. A maioria dos pais e/ou responsáveis entrevistados revelou-se satisfeita com a instituição de ensino, demonstrando confiança, muito embora, percebamos que há necessidade de um acompanhamento no ensino e aprendizagem de seus filhos. Em síntese, entendemos que a escola precisa rever os seus conceitos quanto à sua relação com a família e que a família, mesmo diante dos problemas, deve participar mais efetivamente da vida escolar de seus filhos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Família - Escola | pt_BR |
dc.subject | Vida escolar | pt_BR |
dc.title | Dificuldades e possibilidades de melhoria na relação família- escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eliane Bezerra Victor.pdf | Eliane Bezerra Victor | 290.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.