Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19690
Título: Avaliação da estimulação transcraniana por corrente contínua em pacientes portadores de lombalgia
Autor(es): Lucena, Mariana Carla Oliveira
Palavras-chave: Fisioterapia
Lombalgia
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
Data do documento: 4-Jun-2018
Resumo: INTRODUÇÃO: A lombalgia é caracterizada por um quadro de desconforto, fadiga ou rigidez muscular localizada no terço inferior da coluna vertebral. A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma técnica de neuromodulação cerebral que modifica a atividade cortical de uma região cerebral específica, com o intuito de aumentar ou inibir a excitabilidade da membrana cortical. O uso desta promissora técnica possui um vasto campo de aplicação, podendo ser utilizado na diminuição da dor crônica. OBJETIVO: Avaliar os efeitos da ETCC na modulação da dor em pacientes portadores de lombalgia. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa aplicada, quantitativa, explicativa, experimental, ensaio clínico não randomizado, composto por 29 indivíduos com idade entre 18 e 31 anos, de ambos os gêneros, queixosos de dor lombar. Para a coleta de dados foram utilizados: a avaliação cinética-funcional, o Limiar de Dor por Pressão (LDP), O Limiar Motor através da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC). RESULTADOS: Na comparação da avaliação final entre os dois grupos, o ganho do grupo experimental foi estatisticamente significativo (p= 0,03927) para o LM. Ao comparar a avaliação final dos dois grupos não houve diferença estatisticamente significante para o LDP no Eretor Direito (p= 0, 845032) e LDP no Eretor Esquerdo (p= 0, 921264). CONCLUSÃO: O uso da estimulação cerebral não invasiva através da ETCC apresenta-se como uma ferramenta potencial capaz de promover neuromodulação da dor em indivíduos portadores de lombalgia.
Descrição: LUCENA, M. C. O. Avaliação da estimulação transcraniana por corrente contínua em pacientes portadores de lombalgia . 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19690
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Carla Oliveira Lucena.pdfPDF - Mariana Carla Oliveira Lucena21.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.