Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19694
Título: Efeitos da vacuoterapia associada a radiofrequência no tratamento do fibro edema gelóide
Autor(es): Silva, Jéssica Layane Pereira da
Palavras-chave: Vacuoterapia
Radiofrequência
Fibro edema gelóide
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: O Fibro Edema Gelóide (FEG) é uma alteração dermo-hipodérmica, identificada por nódulos de variados tamanhos, localizando-se em áreas que são propensas ao acúmulo de gordura. Seus aspectos morfológicos e clínicos sugerem que está relacionado a problemas vasculares, levando a um edema pericapilar e interadipocitário. Dando a essas áreas uma aparência em casca de laranja, estéticamente desconfortável para as mulheres, que são as mais acometidas devido a sua organização tecidual. Recursos como a vacuoterapia e radiofrequência podem auxiliar no tratamento, proporcionando um bem estar físico e emocional. A vacuoterapia proporciona uma massagem profunda nos tecidos, melhorando a circulação sanguínea e linfática do local. Já a radiofrequência produz calor a nível cutâneo e subcutâneo, estimulando a sintese de colágeno. Os fisioterapeutas dermatofuncionais adotam, em seus atendimentos, combinações de recursos para tratamentos mais eficazes, porém na literatura, não são encontrados muitos estudos que adotem essas combinações, principalmente da vacuoterapia com a radiofrequência que são recursos muito utilizados para tratamento dessa disfunção. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos da associação da vacuoterapia com a radiofrequência no tratamento do FEG, bem como os graus encontrados e a insatisfação presente nas mulheres, antes e após o tratamento. Foram recrutadas 6 mulheres jovens, com idade entre 18 e 30 anos. No tratamento foi realizado vacuoterapia no modo pulsátil (20 pulsações por minuto), com ventosas de acrílico chamadas de Pump Up, durante 10 minutos, e pressão entre -100 e -200 mmHg. Para a radiofrequência, foi utilizado o cabeçote hexapolar, numa frequência de 2,4 MHz e intensidade de 75%, dividindo cada glúteo em 3 regiões, ate atingir 40° C, mantendo essa temperatura durante 3 minutos em cada área. Foi realizado uma avaliação, 10 atendimentos e uma reavaliação. Os resultados demostraram que o efeito da associação da vacuoterapia com a radiofrequência não foi significativo, porém a percepção do incomodo após o tratamento melhorou.
Descrição: SILVA, J. L. P. da. Efeitos da vacuoterapia associada a radiofrequência no tratamento do fibro edema gelóide. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19694
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Layane Pereira da Silva.pdfPDF - Jéssica Layane Pereira da Silva15.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.