Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19697
Título: Análise dos efeitos da gameterapia no equilíbrio estático e dinâmico em crianças com Síndrome de Down
Autor(es): Flor, Kathellen Julliane Oliveira
Palavras-chave: Realidade virtual
Equilíbrio
Síndrome de Down
Gameterapia
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: A Síndrome de Down (SD) é uma doença genética que tem como achados frequentes a frouxidão ligamentar, a hipotonia muscular e alterações no equilíbrio estático e dinâmico. O equilíbrio é fundamental para as atividades do dia-a-dia e para conservação da independência. Portanto, crianças com SD requerem uma estimulação específica e intensificada para seu melhor desenvolvimento. A gameterapia consiste no uso de jogos virtuais na reabilitação de pessoas com deficiências múltiplas. É uma proposta inovadora de interatividade facilitando o desenvolvimento das habilidades perceptuais e motoras do paciente. Objetivo: Analisar os efeitos da gameterapia no equilíbrio estático de dinâmico de crianças com SD. Método: Trata-se uma pesquisa descritiva, quase-experimental e aplicada, com um delineamento intrasujeito. Participaram do estudo 6 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 9 e 15 anos. Realizaram 12 sessões de gameterapia com a duração máxima de 30 minutos, duas vezes por semana, num período de dois meses. Foram utilizados três jogos diferentes do Nintendo® Wii™ (Tênis, Baseball e Boxe) visando estimular o equilíbrio, a coordenação motora e o controle postural. Para a coleta de dados utilizou-se os instrumentos: Mensuração da Função Motora Grossa, Sistema de Classificação da Função Motora Grossa, Teste Timed Up and Go, Escala de Equilíbrio Pediátrica e Índice de Barthel. Resultados: Observou-se uma melhora significativa em todos os testes aplicados, indicando um incremento no desenvolvimento motor, independência funcional e equilíbrio. Conclusão: Diante do exposto, verificou-se que a gameterapia foi capaz de promover uma melhora no equilíbrio estático e dinâmico das crianças com SD.
Descrição: FLOR, K. J. O. Análise dos efeitos da gameterapia no equilíbrio estático e dinâmico em crianças com Síndrome de Down. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19697
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kathellen Julliane Oliveira Flor.pdfPDF - Kathellen Julliane Oliveira Flor25.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.