Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19699
Título: Estabilização escapular no tratamento da Síndrome do Impacto do Ombro: Revisão sistemática
Autor(es): Menezes, Mariana Cavalcante de
Palavras-chave: Estabilização Escapular
Síndrome do Impacto do Ombro
Reabilitação
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: A síndrome do impacto do ombro é caracterizada pela compressão de tecidos moles compreendidos no espaço subacromial. Essa síndrome é reconhecida como uma condição multifatorial, resultante de fatores primários ou secundários, principalmente desequilíbrio da ativação e força muscular. O exercício de estabilização escapular é usado então para corrigir a localização escapular anormal e o distúrbio do movimento. Objetivo: A pesquisa tem como objetivo reunir informações científicas acerca dos principais métodos conservadores com foco na estabilização escapular, bem como sua eficácia em pacientes com síndrome do impacto do ombro. Método: Revisão Sistemática de artigos publicados nos últimos dez anos a partir das bases de dados MEDLINE / PubMed, LILACS, Cochrane, ScienceDirect, Embase e PEDro. Foi aplicada a combinação dos seguintes termos MeSH e DeCS: scapula, shoulder impingement syndrome, rehabilitation, além da utilização da palavra chave como “scapular stabilization”, “subacromial impingement syndrome” e “exercise training”. Incluiu-se artigos nos idiomas português, inglês ou espanhol, cuja intervenção experimental tivesse foco na estabilização escapular, excluindo-se estudos de revisão, teses, dissertações e estudos de caso/série de casos. Em seguida, avaliou-se a qualidade metodológica dos estudos através da escala de qualidade PEDro, testando-se o nível de concordância entre os avaliadores a partir do Teste de Kappa de Cohen, considerando significante p<0,05. Resultados: A seleção resultou em seis artigos (PEDro: 6,1 ± 1,4). No que diz respeito à realização dos exercícios de estabilização escapular, não houve uma homogeneidade entre os artigos, porém, todos os estudos obtiveram resultados positivos em pelo menos uma variável. Conclusão: Os resultados gerais indicam que a estabilização escapular como forma de tratamento da síndrome do impacto do ombro é eficaz para melhorar determinadas variáveis a depender do estudo, tais como dor, funcionalidade e amplitude de movimento.
Descrição: MENEZES, M. C. de. Estabilização escapular no tratamento da Síndrome do Impacto do Ombro: Revisão sistemática. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19699
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Cavalcante de Menezes.pdfPDF - Mariana Cavalcante de Menezes8.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.