Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19701
Título: Ameloblastoma unicístico de grande extensão em adolescentes com sete anos de proservação: Um relato de caso
Autor(es): Nascimento, Ana Caroline Costa
Palavras-chave: Ameloblastoma
Neoplasias maxilomandibulares
Tumores odontogênicos
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: Introdução: O ameloblastoma, neoplasia benigna derivada do epitélio odontogênico, é um tumor localmente invasivo e agressivo. Representa 11% de todos os tumores odontogênicos e, especificamente, 1% de todos os tumores odontogênicos epiteliais. Relato de caso: Paciente do sexo feminino, de 12 anos e sete meses de idade, foi referenciada ao serviço de cirurgia especializada da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) exibindo uma lesão extensa em região do corpo mandibular do lado direito. Radiograficamente, observou-se área radiolúcida bem delimitada que se estendia da região de corpo mandibular até a região da apófise coronoide e chanfradura sigmoide, ocasionando expansão da cortical óssea, reabsorção radicular e deslocamento dos dentes 47 e 48. Posteriormente a biópsia incisional, o diagnóstico histopatológico foi de ameloblastoma unicístico (AU). Então foi realizada descompressão e, 1 ano depois, a enucleação cirúrgica foi feita com a exodontia dos dentes 47 e 48. Após 84 meses de acompanhamento, não foi observado nenhum sinal clínico de recorrência. Conclusão: A técnica de descompressão cirúrgica seguida da enucleação da lesão proporciona menor morbidade ao paciente e maior potencial de neoformação óssea.
Descrição: NASCIMENTO, A. C. C. Ameloblastoma unicístico de grande extensão em adolescentes com sete anos de proservação: Um relato de caso. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19701
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Caroline Costa Nascimento.pdfPDF - Ana Caroline Costa Nascimento7.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.