Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19702
Título: Estudo fitoquímico e caracterização termoanalítica de um triterpeno de Calotropis procera (Ait.) Ait. F. (Apocynaceae)
Autor(es): Muniz, Renam Fellipe da Silveira
Palavras-chave: Plantas medicinais
Fitoterapia
Flor de seda
Triterpeno
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: O uso de plantas medicinais e a fitoterapia estão inseridos na prática da medicina popular, mostrando-se como uma alternativa eficaz no atendimento primário a saúde, principalmente para a população de menor renda. Calotropis procera é um vegetal arbustivo pertencente à família Apocynaceae, possui uma ampla distribuição geográfica destacando-se sua presença na região Nordeste do Brasil. Diversas atividades biológicas são atribuídas à espécie, dentre elas destaca-se, antibacteriana, anti-inflamatória e anticancerígena, sendo sua família caracterizada pela presença de alcaloides e triterpenos. Esta pesquisa teve como objetivo realizar análises cromatográficas da fase hexânica do caule de C. procera e caracterizar os compostos por técnicas espectroscópicas e termoanáliticas. A planta foi coletada, separado o caule a ser utilizado, sendo este levado para secagem em estufa. O material seco obtido foi triturado e do pó obtido realizou-se o preparo do extrato etanólico bruto (EEB) por maceração. Foi realizada uma partição do EEB obtendo-se a fase hexânica com a qual foi trabalhada. Desta fase foram realizadas as cromatografias em coluna (CC) e cromatografia em camada delgada analítica (CCDA). Foram realizadas as seguintes análises espectroscópicas: infravermelho (IV) e ressonância magnética nuclear (RMN) de 1H e 13C , utilizando técnicas uni e bidimensionais. Na análise térmica utilizou-se a termogravimetria (TG) e a calorimetria exploratória diferencial (DSC). Da CC da fase hexânica obtiveram-se 156 frações sendo que a 21 (69,4 mg) após análise dos dados espectroscópicos e com base em dados da literatura, foi possível identificar a substância como sendo calotropenil acetato, um triterpeno já isolado da espécie. Pelas curvas de TG foram observadas duas etapas de perda de massa e pela DSC foi possível observar dois eventos endotérmicos. Por apresentar uma boa quantidade o composto obtido será submetido a testes, como de atividade antimicrobiana, a fim de avaliar suas possíveis atividades biológicas.
Descrição: MUNIZ, R. F. da S. Estudo fitoquímico e caracterização termoanalítica de um triterpeno de Calotropis procera (Ait.) Ait. F. (Apocynaceae). 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19702
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renam Fellipe da Silveira Muniz.pdfPDF - Renam Fellipe da Silveira Muniz27.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.