Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19708
Título: Perfil de resistência das bactérias mais frequentes em ferimentos de pele dos pacientes de uma clínica de Enfermagem na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Pereira, Carla de Sousa
Palavras-chave: Feridas cutâneas
Resistência antimicrobiana
Antimicrobianos
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: Os microrganismos estão amplamente distribuídos na natureza podendo invadir o corpo humano causando infecções. Atualmente um dos maiores problemas é a elevada resistência destes patógenos aos antimicrobianos, constituindo uma séria ameaça a saúde pública, visto que os microrganismos, quando não são mortos ou inativados, podem causar infecções de elevada morbimortalidade com graves consequências na saúde pública. Este trabalho objetivou identificar o perfil de suscetibilidade dos dois microrganismos mais frequentes nos ferimentos de pele. A população foi constituída por 154 pacientes e a amostra por 149 pacientes. Os dados foram coletados de pacientes atendidos numa Clínica de Enfermagem na Cidade de Campina Grande-PB entre dezembro/2016 a junho/2018. As coletas foram realizadas na Clínica de enfermagem e encaminhadas ao Laboratório de Análises Clínicas - LAC, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, onde foram realizados culturas e testes de sensibilidade aos antimicrobianos. Observou-se que as bactérias mais frequentes foram S. aureus (26,17%) e P. aeruginosa (22,81%). S. aureus mostrou elevada resistência a Eritromicina (61,11%) e Gentamicina (60%), enquanto que para P. aeruginosa a maior resistência foi observada em relação à Doxiciclina (66%) e Ticarcilina (60%). Também foi observado um alto percentual de multirresistência para S. aureus, onde 50% das cepas apresentaram resistência a três antimicrobianos ou mais concomitantemente. Situação mais preocupante foi verificada frente às cepas de P. aeruginosa, visto que 79,41% das cepas foram resistentes também a 3 ou mais antimicrobianos. Conclui-se que os antimicrobianos mais eficazes para S. aureus e P. aeruginosa foram Amoxicilina/ Ác. Clavulânico e Meropenem respectivamente.
Descrição: PEREIRA, C. de S. Perfil de resistência das bactérias mais frequentes em ferimentos de pele dos pacientes de uma clínica de Enfermagem na cidade de Campina Grande – PB. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19708
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla de Sousa Pereira.pdfPDF - Carla de Sousa Pereira18.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.