Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19713
Título: Elaboração de uma cartilha sobre o papel do fisioterapeuta nos cuidados paliativos
Autor(es): Gomes, José Ítalo de Souza
Palavras-chave: Cartilha
Fisioterapeuta
Fisioterapia
Cuidado paliativo
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: Cuidado paliativo é um modo de assistir pessoas, cuja doença não é mais responsiva ao trata- mento curativo, caracterizando-se pelo controle dos sinais e sintomas físicos e psicológicos dos pacientes que apresentam fragilidades e limitações bastante específicas de naturezas física, psicológica, social e espiritual. O fisioterapeuta através da fisioterapia, enquanto ciência, possui um grande número de métodos de intervenções úteis nos cuidados paliativos de pacientes sendo importante a este profissional adequar-se aos aspectos éticos e filosóficos exigidos no tratamento de doenças com terminalidade, como manter a comunicação com os pacientes, familiares e demais profissionais, além de cultivar responsavelmente a independência funcional desses pacientes onde as principais intervenções fisioterapêuticas estão no controle dos sintomas psicofísicos como depressão e estresse, da atuação nas complicações osteomioarticulares, utilização de recursos para a melhora da fadiga e utilização das técnicas para alívio da dor e melhoria da função pulmonar. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura de caráter exploratório e descritivo com produção técnica de uma cartilha, onde foram selecionados estudos sobre a temática no período entre 2002 a 2017 presentes na base de dados Lilacs (Índice da Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe) e Scielo (Scientific Eletronic Library Online) .Resultados e conclusões: A cartilha foi elaborada em linguagem acessível a partir dos conceitos da atuação do fisioterapeuta no contexto dos cuidados paliativos. A importância de construir esta cartilha surgiu da necessidade de aprofundar e expandir o papel desses profissionais em uma área de cuidado ainda pouco vivenciada.
Descrição: GOMES, J. Í. de S. Elaboração de uma cartilha sobre o papel do fisioterapeuta nos cuidados paliativos. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19713
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ítalo de Souza Gomes.pdfPDF - José Ítalo de Souza Gomes11.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.