Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Arline Nóbrega-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:15:23Z-
dc.date.available2013-09-20T12:15:23Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1971-
dc.descriptionMarques, A. N. A criança e o brincar: um olhar teórico-metodológico no cotidiano de uma creche municipal de Campina Grande/Pb. 2011. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractPara a criança nada mais é prazeroso, importante e sério do que a ação do brincar. As brincadeiras são universais, estão na história da humanidade ao longo dos tempos, fazem parte da cultura de um país e de um povo. A relevância desse trabalho encontra-se na importância que tem o brincar para o desenvolvimento da criança, pois é através das brincadeiras que ela encontra uma linguagem própria, a qual é possível o acesso à cultura e ao social. O presente estudo tem por objetivo analisar o brincar numa perspectiva teórico-metodológica a partir de observações do cotidiano de uma Creche Municipal da cidade de Campina Grande/PB. Neste trabalho são apresentados como estão sendo desenvolvidas as atividades sobre o brincar junto às crianças, bem como, refletir as ações educativas e as práticas pedagógicas tendo como foco as brincadeiras e brinquedos utilizados nesses momentos lúdicos. Metodologicamente nosso pesquisa caracterizou-se como pesquisado tipo ação, que nos permitiu a sondagem e a verificação dos resultados, registrados por meio da observação participante nos espaços da creche mais especificamente nas salas do Maternal I e II e no momento da recreação no pátio. Para compreender nosso objeto de estudo utilizamos como referencial, autores como: MINAYO (1999), RCNEI/BRASIL (2000), BORBA (2006), PINHEIRO (2008), KISHIMOTO (2010), BROUGÈRE (2010), CERISARA (2010), dentre outros. Considerando o brincar uma linguagem para a criança e proporciona vivenciar novas experiências, na qual ela interage, inventa, descobre, manda, obedece, experimenta e ainda desenvolve a criatividade, a auto–estima, a curiosidade, atenção, a concentração e outros benefícios. Esperamos contribuir para os estudos acerca da importância dos brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil, para um melhor desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Lourdes Cirne Dinizpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.titleA criança e o brincar: um olhar teórico-metodológico no cotidiano de uma creche municipal de Campina Grande/Pbpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arline Nóbrega Marques.pdfArline Nóbrega Marques761.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.