Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19720
Título: Relato de experiência: Conquistas e desafios do projeto “Por que Não Eu”
Autor(es): Silva, Arley Samuel Andrade Martins da
Palavras-chave: Dança inclusiva
Natação inclusiva
Educação Física
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Data do documento: 30-Mai-2019
Resumo: Este trabalho trata-se um de relato de experiência de cunho descritivo e uma abordagem qualitativa, que teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão: Dança e Natação Inclusiva Para Usuários do CAPS “Por Que Não Eu?”, cujas atividades foram desenvolvidas nas dependências da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, para portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas Comorbidades. Os dados apresentados foram obtidos por meio de observação direta com seis pacientes, no período que compreende os meses de janeiro de 2017 a maio de 2019. Desta forma, buscou-se descrever o que foi vivenciado durante o projeto, bem como, os métodos utilizados, reuniões e tratativas junto à diretoria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) infantil de Campina Grande-PB, transcrevendo os resultados obtidos e as dificuldades encontradas. Quanto aos aspectos metodológicos, foram utilizados os métodos de ensino global para a adaptação do indivíduo com TEA no ambiente aquático, para em seguida, intercalar as variações entre a essência do método ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), que consiste em recompensar o indivíduo após realizar a atividade proposta e inibir comportamentos inadequados, aliadas ao método TEACCH, que já vem com atividades preestabelecidas. Para tanto, foram realizados um planejamento e a organização de um circuito de obstáculos na sala de dança, por ser um ambiente em que os pacientes já estavam familiarizados, fazendo uso do material da Escolinha do Departamento de Educação Física (DEF) e do material disponível no almoxarifado do curso. Como resultados, foram gerados benefícios significativos para os pacientes, a exemplo de melhoras no equilíbrio, qualidade do sono, diminuição das crises convulsivas, obediência, independência nas necessidades fisiológicas, interação e sociabilização. Assim, o objetivo do projeto foi alcançado ao promover a inclusão dessas crianças e adolescentes perante à sociedade. Ademais, como contribuição, se propõe que o material didático desenvolvido no projeto, seja acrescido ao acervo bibliográfico da UEPB, o qual poderá ser usado como ferramenta de consulta por pais, pesquisadores e profissionais de educação física.
Descrição: SILVA, A. S. A. M. da. Relato de experiência: Conquistas e desafios do projeto “Por que Não Eu”. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19720
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arley Samuel Andrade Martins da Silva.pdfPDF - Arley Samuel Andrade Martins da Silva10.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.