Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19724
Título: Relato de experiência: As ações do PIBID nas aulas de Educação Física da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand no ano de 2017
Autor(es): Nery Filho, Gladson Maia
Palavras-chave: Educação Física
Educação Física escolar
Formação acadêmica
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo expor as ações do PIBID nas aulas de Educação Física da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand no ano de 2017. Sabe-se que uma boa educação dependerá dentre muitos fatores da capacitação profissional docente. Objetivando melhoras neste aspecto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, procura inserir graduandos de cursos de licenciaturas, na educação básica, em escolas públicas proporcionando aos mesmos a vivência com o cotidiano escolar ainda enquanto discente (BRASIL, 2017). O PIBID é de grande importância para a formação dos acadêmicos de licenciatura em Educação Física, em virtude da prática da docência ser essencial para a qualificação profissional do futuro professor. A aproximação com o futuro profissional abriu novos horizontes, passou-se a aprofundar os conhecimentos teóricos elencando abordagens, conteúdos e técnicas que suprissem as necessidades reais observadas no cotidiano escolar, para tal trabalhamos a partir da abordagem critico-superadora utilizando os conteúdos da cultura corporal e estratégias diversificadas, com atividades educativas, oficinas, seminários e momentos de socialização com apresentações para comunidade escolar. Os resultados alcançados foram positivos, por meio do trabalho conjunto bolsistas/supervisor/coordenador conseguimos destacar-se a importância da Educação Física e suas diversas possibilidades no processo de formação de cidadãos críticos e introspectivos, reconhecemos o aumento do interesse dos alunos, melhor desempenho nas atividades propostas e avaliações. Além disso, a escola possui um histórico de trabalho com o PIBID em outras áreas facilitando dessa forma a interdisciplinaridade, proporcionando grande envolvimento dos profissionais deste estabelecimento de ensino. Os resultados obtidos são percebidos no dia-a-dia dos alunos.
Descrição: NERY FILHO, G. M. Relato de experiência: As ações do PIBID nas aulas de Educação Física da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand no ano de 2017. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19724
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gladson Maia Nery Filho.pdfPDF - Gladson Maia Nery Filho8.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.