Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Dayse Lilian da Rocha Custódio | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:15:56Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:15:56Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.203 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1972 | - |
dc.description | Brito, D. L. da R. C. Relação Supervisão e Professor: uma parceria necessária. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, buscamos entender como acontece ou como deveria acontecer a parceria entre supervisor e professores em suas atividades no âmbito escolar para que alcancemos uma educação de qualidade. A motivação para a escolha do tema surgiu quando percebemos que, na prática, o supervisor tem estado distante do professor. Entendemos o supervisor educacional como parceiro do professor em suas atividades, como um incentivador dos estudos e pesquisas, como um coordenador do planejamento e do projeto pedagógico escolar. Portanto, é importante que possamos refletir a prática da supervisão para que ela seja transformada de modo que haja uma relação de parceria entre o supervisor e o professor para que alcancemos uma educação significativa. Tivemos como objetivos, identificar que concepção de supervisão norteia essa prática, como ela tem se desenvolvido na Escola Anália Ribeiro (nome fictício) e quais as dificuldades que a limitam. Para a investigação, utilizamos a observação, questionários e entrevistas. Através das investigações realizadas, pudemos perceber que muitos limites existem para que essa supervisão aconteça de maneira significativa nas escolas, limites esses que vão desde a visão negativa do professor com relação ao supervisor até o acúmulo de tarefas ao qual o supervisor está submetido. Mas, redimensionando a sua função, o supervisor comprometido com uma educação significativa, pode ultrapassar as dificuldades e, através de uma prática coletiva, alcançar resultados transformadores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Supervisão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Administração Escolar | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Relação supervisão e professor: uma parceria necessária | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Dayse Lilian da Rocha Custódio Brito.pdf | Dayse Lilian da Rocha Custódio Brito | 265 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.