Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1973
Título: O papel do supervisor na reunião pedagógica
Autor(es): Oliveira, Síndia Maria Nanes
Palavras-chave: Supervisão escolar
Papel do supervisor
Reunião pedagógica
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do supervisor escolar, tendo por base a Reunião Pedagógica ocorrida na escola, a partir do texto oral dos três segmentos: supervisora, diretora e professores. Nos propomos também a alcançar os seguintes objetivos: a) observar como o supervisor trabalha no âmbito escolar por intermédio da reunião Pedagógica; b) identificar como o supervisor escolar orienta o trabalho dos professores para o melhor desenvolvimento do corpo discente na Reunião Pedagógica; e c) analisar o que pensam a direção e professores acerca da atuação do supervisor escolar na Reunião Pedagógica. Para o aporte teórico buscamos os estudos de Bruno e Christov (1998), Bolzan (2002), Medina (2002) e Ferreira (2001). Nesse sentido, constatamos que o papel do supervisor escolar na reunião pedagógica é fornecer subsídios aos professores, propondo situações didáticas que levem à construção dos conhecimentos, promovendo a educação cidadã na perspectiva da inclusão social. Dessa forma, o supervisor escolar é visto como um profissional que ajuda a difundir e implementar práticas de desenvolvimento sociocultural, despertando o interesse e o compromisso dos alunos. Diante dessa constatação, verificamos que a função do supervisor escolar na reunião pedagógica não se resume, apenas, a um mero organizador de eventos. Mas, como um profissional que se preocupa com sua função social, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e responsáveis, aptos a pensarem livremente sobre suas concepções de valores mediante as exigências de uma sociedade que se encontra em permanente transformação.
Descrição: Oliveira, S. M. N. O papel do supervisor na reunião pedagógica. 2011. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1973
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Síndia Maria Nanes Oliveira.pdfSíndia Maria Nanes Oliveira1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.