Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19730
Título: Estudo de série temporal da satisfação dos usuários com o serviço odontológico no setor público
Autor(es): Amorim, Heloísa Raquel Ferreira
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família
Serviços de Saúde Bucal
Satisfação do paciente
Data do documento: 11-Jun-2018
Resumo: A qualidade dos serviços odontológicos públicos na visão dos usuários é uma ferramenta para guiar estratégias para garantir o acesso efetivo nas unidades de saúde. Aspectos importantes devem ser analisados ao se estudar a satisfação do paciente: acessibilidade, ambiente físico, perfil sócio-bio-demográfico da população, qualidade da atenção, disponibilidade, continuidade e o resultado da atenção. Neste estudo, foi avaliada a satisfação do usuário aos serviços odontológicos em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família em Campina Grande – PB, e o acesso efetivo da ESF em relação aos demais serviços públicos de saúde bucal, comparativamente, nos anos de 2009 e 2014. Tratou-se de um estudo de série temporal, quantitativo e analítico, no qual foi usado o método epidemiológico, com desenhos do tipo transversal, de base populacional. A análise estatística dos dados foi realizada através do programa estatístico Statiscal Package for Social Science (SPSS) versão 20.0, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney com o nível significância de 5%. A satisfação com acesso aos serviços públicos aumentou na dimensão disponibilidade do serviço, relação humana cirurgião-dentista/usuário, eficiência, na avaliação do atendimento e no acesso à palestra e /ou reunião sobre saúde bucal. As dimensões que diminuíram a satisfação foram a resolutividade, na qualidade das informações recebidas pelos profissionais de saúde, na equidade, e na aceitabilidade. Em 2009 foi encontrada uma diferença estatisticamente significante maior entre os usuários que utilizaram a ESF que os demais serviços públicos de saúde bucal, já em 2014, não houve diferença significativa entre estes serviços (p>0,05).
Descrição: AMORIM, H. R. F. Estudo de série temporal da satisfação dos usuários com o serviço odontológico no setor público. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19730
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heloísa Raquel Ferreira Amorim.pdfPDF - Heloísa Raquel Ferreira Amorim15.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.