Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19733
Título: Vulnerabilidades em saúde de pessoas idosas em cidades rurais
Autor(es): Gomes, Bruna Aquino
Palavras-chave: Vulnerabilidade
Idoso
Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar as vulnerabilidades em saúde, no tocante ao estilo de vida e às práticas sexuais e preventivas de pessoas idosas residentes em cidades rurais do Estado da Paraíba. Participaram 203 pessoas com idade que variou de 60 a 92 anos (M=68,55; DP=6,5), sendo a maioria do sexo feminino (68%). Para a coleta de dados foram utilizados um Questionário Sociodemográfico e um Questionário Temático sobre práticas sexuais, vulnerabilidades em saúde e estilo de vida. Verificou-se a existência de preocupação moderada em relação ao contágio com o HIV e, ao mesmo tempo, o baixo uso do preservativo nas relações sexuais. Em relação à realização do teste para a detecção do HIV/Aids, 87,4% afirmaram que nunca tinham realizado. Quando ao estilo de vida, dentre outros aspectos, a maioria dos participantes declararam não realizar qualquer atividade física. No entanto, verificou-se que o consumo de Tabaco apresentou índice de 22,2%, maior que o padrão de consumo para a população geral na mesma faixa etária, que varia de 10% a 11%. Em relação ao consumo de álcool, também se verificou índice maior que o apresentado pela população geral na mesma faixa-etária. O consumo para o álcool, considerando quem ingere “às vezes” e “sempre”, para os participantes deste estudo foi de 16,8%, já na população em geral esse índice varia de 7% a 8%. Conclui-se que, no contexto do envelhecimento em cidades rurais, a vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST`s) é perpassada por fatores individuais, no que refere às crenças e práticas sexuais; fatores sociais, como o acesso à informação, condições de vida, etc.; e por fatores programáticos, como a baixa solicitação do teste para HIV/Aids, disponibilidade de insumos e poucas campanhas direcionadas a este público etário. As condições de vida (como baixa renda e escolaridade) são aspectos socialmente determinados. As ações em saúde devem considerar, por exemplo, aspectos com consumo de álcool e tabaco.
Descrição: GOMES, B. A. Vulnerabilidades em saúde de pessoas idosas em cidades rurais. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19733
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Aquino Gomes.pdfPDF - Bruna Aquino Gomes10.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.