Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19735
Título: Elaboração e validação de um instrumento para identificação de vazio existencial em adultos
Autor(es): Oliveira, Leonardo Carvalho de
Palavras-chave: Logoterapia
Vazio existencial
Drogadição
Depressão
Agressividade
Data do documento: 11-Jun-2018
Resumo: O vazio existencial na Logoterapia é causado pela sensação de falta de vontade de sentido, e sua principal manifestação é através do tédio e apatia, com a sensação de que a vida não tem sentido ou significado. E o problema causado pelo vazio se apresenta através dos sintomas de drogadição, agressão/violência e depressão ou suicídio, caracterizando a tríade do vazio. O presente estudo tem a pretensão –através de estudos na Análise Existencial de Viktor Frankl - desenvolver e validar um instrumento que seja capaz de identificar o vazio existencial em sujeitos adultos. É um estudo metodológico e quantitativo, entrevistou-se primeiramente 30 sujeitos para um teste piloto e posteriormente foi aplicado em um número maior de participantes, que chegasse aos 200 sujeitos, para validar o mesmo, através das análises feitas por o software SPSS. O estudo demonstrou através dos coeficientes de Alfa de Cronbach e da análise fatorial de confiabilidade a validade do construto. Concluindo que a confiabilidade da escala é confirmada por meio dos resultados apresentados, e demonstra qualidade do instrumento em identificar o vazio existencial em adultos.
Descrição: OLIVEIRA, L. C. de. Elaboração e validação de um instrumento para identificação de vazio existencial em adultos. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19735
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Carvalho de Oliveira.pdfPDF - Leonardo Carvalho de Oliveira20.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.