Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19736
Título: Percepção dos estudantes sobre a vida universitária: Levantamento de evidências de estresse
Autor(es): Ribeiro, Anne Caroline Torres
Palavras-chave: Estudantes universitários
Estresse
Vida universitária
Data do documento: 11-Jun-2018
Resumo: O estresse está relacionado com sensações de desconforto que prejudicam a homeostase do organismo, é um processo que acontece em etapas, sendo a primeira fase do estresse considerada positiva, já as outras duas fases podem levar ao aparecimento de doenças como depressão, ansiedade, burnout e diversas outras doenças. O estresse tem múltiplas causas, e entre as causas externas estudos têm mostrado o ambiente universitário como gerador de estresse. Percebendo então o ambiente acadêmico como propulsor para o aparecimento do estresse sentiu-se a necessidade do presente estudo que tem como objetivo analisar evidências de estresse no discurso dos alunos universitários. Esse trabalho contou com a participação de 56 alunos de uma universidade pública do município de campina grande. Para coleta de dados Utilizou-se o questionário sociodemográfico e um questionário aberto sobre a vivência do aluno no ambiente universitário. Para a análise de conteúdo utilizamos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposto por Lefèvre e Lefèvre. Como resultados evidenciou-se nos discursos conteúdos que apontam a existência do estresse relacionado com a rotina universitária, dessa forma concluímos que o ambiente acadêmico tem alto potencial estressor, sendo então necessária a busca por formas de prevenção com o intuito de diminuir o estresse nessa parcela da população.
Descrição: RIBEIRO, A. C. T. Percepção dos estudantes sobre a vida universitária: Levantamento de evidências de estresse. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19736
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Caroline Torres Ribeiro.pdfPDF - Anne Caroline Torres Ribeiro15.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.