Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19738
Título: Empreendedorismo social: economia de comunhão como forma de empoderar as comunidades
Autor(es): Almeida, Alisson Josefran Fernandes
Palavras-chave: Empreendedorismo Social
Economia de Comunhão
Empoderamento
Cooperação em Administração
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: O desenvolvimento econômico, apoiado no desenvolvimento tecnológico proporcionou disponibilidade de bens e serviços acarretando transformações inimagináveis para a humanidade em assimetrias distintas: se por um lado assistiu-se a um avanço no desenvolvimento econômico, também por outro a miséria avançou desproporcionalmente. Nesse contexto o presente estudo objetiva analisar o empreendedorismo social como forma de empoderar as comunidades. Para tanto, delimitou-se a análise ao empreendedorismo social implementado por meio da Economia de Comunhão. Como metodologia, empregou-se a pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos e dissertações que versam sobre o tema em análise. Foi visto que o empreendedorismo social voltado para a Economia da Comunhão apresenta fundamentos, características e estruturas diferentes das demais formas de empreendedorismo. Se por um lado o empreendedorismo de negócios busca fomentar a economia gerando renda, empregos e o sucesso pessoal do empreendedor, o empreendedorismo social busca solucionar problemas sociais não de forma assistencialista, mas empoderando as pessoas e comunidades carentes a fim de que tenham seus destinos transformados e uma vida digna. Ao final do estudo conclui-se que o empreendedorismo social não se apresenta como uma alternativa aos desmandes do capitalismo, mas como uma forma de mitigar seus efeitos danosos para uma parcela da população. Empreendedores sociais contribuem para mudar o mundo e encontram na Economia da Comunhão instrumentos para auxiliar nesta mudança.
Descrição: ALMEIDA, A. J. F. Empreendedorismo social: economia de comunhão como forma de empoderar as comunidades. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19738
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Josefran Fernandes Almeida.pdf8.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.