Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19739
Título: Avaliação do Instituto Estrela como ferramenta da promoção do desenvolvimento econômico na Região Metropolitana de Patos: um estudo no Instituto Estrela de fomento ao microcrédito
Autor(es): Araújo Filho, Carlos Alberto de
Palavras-chave: Terceiro Setor
Microcrédito
Desenvolvimento Econômico em Patos
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: As organizações atuam de modo relevante sobre diferentes perspectivas na vida das pessoas e na sociedade. Este trabalho tem como foco uma organização sem finalidade lucrativa considerada como ferramenta de desenvolvimento econômico na região metropolitana de Patos-PB. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo verificar se o Instituto Estrela de Fomento ao Microcrédito pode ajudar na promoção do desenvolvimento econômico na região metropolitana de Patos-PB. No tocante as contribuições teóricas o tema poderá contribuir no debate sobre a relevância das Organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPS), nas regiões metropolitanas e como contribuem para a abertura de outras organizações pleiteando o desenvolvimento econômico. Este estudo utilizou da pesquisa descritiva de abordagem quanti-qualitativa. Para coleta básica de dados foi utilizado um questionário, além da pesquisa bibliográfica para dados secundários, utilizou-se do método não probabilístico por acessibilidade foram entrevistados 73 dos 2500 clientes do Instituto Estrela de Fomento ao Microcrédito, localizado na região metropolitana de Patos no sertão do estado da Paraíba. A relevância do Terceiro Setor verificou-se que desde a década de 90 as instituições expandiram suas atividades e organizações atingindo no ano de 2010 290,7 mil organizações entre fundações e organizações sem fins lucrativos. Os resultados apontaram que uma OSCIP na opinião dos clientes pode contribuir para o desenvolvimento regional, além dos motivos que levaram os microempreendedores a escolherem o microcrédito como alternativa de sair do sistema bancário tradicional com sua alta taxa de juros reais aplicados.
Descrição: ARAÚJO FILHO, C. A. Avaliação do Instituto Estrela como ferramenta da promoção do desenvolvimento econômico na Região Metropolitana de Patos: um estudo no Instituto Estrela de fomento ao microcrédito. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19739
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Alberto de Araújo Filho.pdf8.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.