Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19740
Título: Gestão por Competências: uma análise bibliométrica de uma perspectiva geral para a dimensão organizacional, na esfera do poder executivo 2006/2016
Autor(es): Santos, Cláudio Gomes dos
Palavras-chave: Gestão Pública
Gestão de Pessoas
Gestão por Competência
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: O papel do Estado vem se transformando com o decorrer do tempo, a insatisfação da sociedade frente a serviços prestados de forma ineficiente e as cobranças por melhores resultados contribuíram para que a Administração pública se reestruturasse, a partir da adoção do modelo gerencial. Em 2006, foi feita uma mudança no perfil do funcionalismo público, tomando como base a gestão por competências que veio ser usada como um modelo para o treinamento e o desenvolvimento dos servidores públicos. O objetivo deste estudo é: Fazer um levantamento das produções bibliográficas sobre gestão por competências na esfera pública executiva, entre 2006 e 2016, identificando as que enfocam a dimensão organizacional (Poder fazer). A metodologia adotada surgiu a partir da análise bibliométrica para tratar de produções científicas que dizem respeito à matéria. Foram escolhidas três bases de pesquisas que reúnem produções científicas. Foram identificadas vinte e quatro publicações, destas apontam que nove estudam a matéria dentro do poder executivo, e quatro abordam a efetiva relação entre a política de desenvolvimento de pessoas e a capacidade das organizações estarem aptas a receber estas, sendo que foi identificada a dificuldade de aproveitamento das competências dos colaboradores em razão de barreiras organizacionais. Conclui-se que a maioria dos autores trata do assunto competências na esfera individual enquanto alguns trabalhos enfocam à organizacional, poucas publicações enfocam diretamente o poder executivo, federal, estadual ou municipal. A pesquisa indica que existe uma lacuna teórica a cerca desta abordagem.
Descrição: SANTOS, C. G. Gestão por Competências: uma análise bibliométrica de uma perspectiva geral para a dimensão organizacional, na esfera do poder executivo 2006/2016. 2016. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19740
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio Gomes dos Santos.pdf6.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.