Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19742
Título: Gestão por competências: análise dos aspectos críticos na implantação da gestão baseada por competências na Secretaria Municipal de Saúde no Município de Parelhas - RN
Autor(es): Santos, Deuzeane Aparecida Lima dos
Palavras-chave: Gestão por competência
Modelo de gestão
Administração pública
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O referido artigo apresenta estudos e análises acerca da gestão por competências aplicada no setor público. Dessa forma, mediante a diversidade de informações e frente a mudanças que estão ocorrendo na moderna gestão de pessoas, uma das mais abrangentes consiste no deslocamento do foco nos cargos para o foco nas competências. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como se deu a tentativa de implementação da gestão por competência em uma secretaria municipal de saúde sobre a vertente proposta no modelo gerencialista de Albuquerque (2002). Sendo utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa utilizando como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que mesmo utilizando de técnicas de um modelo de gestão baseado por competências a organização em estudo demonstra traços de uma gestão tradicional em seu meio. Sendo necessário reformulá-la desde a estrutura física aos tipos de benefícios disponibilizados aos servidores. Conclui- se que apesar da tentativa de prestar serviço com mais qualidade e praticidade em seus procedimentos através da gestão baseada por competência, existem lacunas na comunicação que necessitam serem trabalhadas para que só assim através do diálogo medidas precisas sejam primeiramente tomadas.
Descrição: SANTOS, D. A. L. Gestão por competências: análise dos aspectos críticos na implantação da gestão baseada por competências na Secretaria Municipal de Saúde no Município de Parelhas - RN. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19742
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deuzeane Aparecida Lima dos Santos.pdf9.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.