Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19743
Título: Estrutura organizacional: análise comparativa das dimensões estruturais e contextuais de empresas varejistas de móveis e eletrodomésticos da Cidade de Patos - PB
Autor(es): Santos, Francimara Silva dos
Palavras-chave: Estrutura Organizacional
Dimensões Estruturais da Empresa
Modelo Organizacional
Data do documento: 9-Mai-2016
Resumo: As organizações são consideradas como a forma mais racional e eficaz que se conhece de agrupamento social, com isso surge o conceito de estrutura organizacional sendo esta, o conjunto de pessoas e materiais, reunidos e unidos por um sistema de dependência e coordenação. Apesar das diferenças existentes entre a estrutura das organizações, existe algumas similaridades que permitem agrupá-las em diferentes modelos, sendo os principais, o burocrático e o adhocrático. Neste trabalho, a análise dessas estruturas ocorreu por meio do estudo de suas dimensões estruturais, as quais são características essencialmente internas da organização e das dimensões contextuais, que extrapolam as fronteiras da mesma. Assim, esta pesquisa objetivou analisar, de maneira comparativa, as características das dimensões estruturais e contextuais das empresas Laser Eletros e Atacadão dos Eletros, situadas na cidade de Patos- PB. Para tanto, a presente pesquisa é caracterizada como um estudo de caso descritivo, com abordagem quantitativa. Optou-se pela realização de uma análise comparativa, sendo os dados coletados por meio da aplicação de questionários. Após sua análise, os dados foram dispostos em tabelas e gráficos. Com os resultados apresentados, foi possível a caracterização das dimensões que compõem as organizações: formalização, especialização, padronização, autoridade, centralização, profissionalismo, grau de pessoal, ambiente, metas e estratégias, amplitude, tecnologia e cultura. Com tal caracterização, levando-se em consideração onze das dimensões, conclui-se que 82% das dimensões analisadas caracterizam-se como essencialmente burocráticas, sendo este o modelo de organização predominante na Laser Eletros, evidenciando maior rigidez em sua estrutura na direção em que seu comportamento é mais predeterminado e padronizado. Por sua vez, com 64% das suas dimensões sendo caracterizada como adhocráticas, este é o modelo organizacional predominante na empresa Atacadão dos Eletros, configurando que a mesma possui uma estrutura com menor padronização e uma maior liberdade em seus processos.
Descrição: SANTOS, F. S. Estrutura organizacional: análise comparativa das dimensões estruturais e contextuais de empresas varejistas de móveis e eletrodomésticos da Cidade de Patos - PB. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19743
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francimara Silva dos Santos.pdf20.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.