Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19747
Título: Políticas Públicas: os desafios na implementação do Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Municipal de Patos/PB
Autor(es): Dias, Jositânia de Araújo
Palavras-chave: Políticas Públicas
SINASE
CREAS
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: O estudo versa sobre o tema políticas públicas com foco na implementação do Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE), que regulamenta a execução dos programas de atendimento em meio aberto e privação de liberdade, direcionado para os adolescentes que praticam ato infracional e estão em cumprimento de medida socioeducativa. O SINASE insere a atuação da Assistência Social como integrante do Sistema de Garantia de Direito (SDG). O estudo tem como objetivo analisar os desafios na implementação da Política Pública do SINASE no CREAS municipal de Patos-PB, órgão que acompanha e executa o cumprimento das medidas socioeducativas em meio aberto. O método utilizado foi o estudo de caso de cunho qualitativo e descritivo, com base em fundamentações teóricas de atores da área. A coleta dos dados se deu mediante entrevista semiestruturada aplicada junto aos atores envolvidos no processo de implementação. Constatamos a importância que a política do SINASE trouxe para o sistema socioeducativo em meio aberto, bem como os pontos positivos e negativos enfrentados na implementação, como por exemplo a morosidade na aprovação do plano municipal de medida socioeducativa e a ausência da comunicação entre a rede. Entretanto, a comunicação é de grande importância para a efetivação da política, pois o trabalho deve ser realizado de forma articulada com a rede socioassistencial, intersetorial e com o SDG. Portanto, o SINASE é de grande relevância para o contexto da socioeducação como instrumento a ser seguido pelos profissionais proporcionando uma maior compreensão das particularidades dos adolescentes e seus familiares.
Descrição: DIAS, J. A. Políticas Públicas: os desafios na implementação do Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Municipal de Patos/PB. 2017. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19747
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jositânia de Araújo Dias.pdf25.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.